UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME
Sequência Didática. Software Tracker. Aprendizagem Significativa.
Este estudo apresenta uma proposta de Sequência Didática, onde se utiliza o Software Tracker como instrumento de Aprendizagem Significativa no ensino do objeto de conhecimento, Movimento Retilíneo e Uniforme, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, numa escola pública Estadual localizada na zona urbana do município, ao longo da Transamazônica, BR-230, Oeste do Pará, com um mil (1000) quilômetros de distância da capital Belém e duzentos e vinte (220) quilômetros de Santarém. Seu propósito é despertar nos estudantes o interesse pela disciplina de Física, utilizando as tecnologias e programas como o software Tracker, para melhorar o desempenho da aprendizagem no ensino de Física. Como referencial teórico para a elaboração da sequência didática utiliza-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Mansini e Moreira (2017). Os dados foram produzidos a partir de entrevistas com seis professores de Física da Escola Estadual de Ensino Médio localizada ao longo da Transamazônica, BR 230 e quinze alunos professores do Mestrado Profissional de Ensino de Física da Universidade Federal do Oeste do Pará. Os resultados indicam que o Software Tracker, utilizado como instrumento de aprendizagem significativa para o ensino de Física é uma abordagem dinâmica e bastante promissora por ser acessível e versátil, além do interesse que desperta nos estudantes, tendo em vista a dinâmica de aulas que permitam ao aluno ser o construtor de seu próprio aprendizado. A pesquisa gerou uma Sequência Didática estruturada e aplicada em cinco aulas de noventa minutos, cada uma possui objetivos, conteúdos conceituais e atitudinais, com metodologia construtiva com recursos utilizados sendo tecnológicos e acessíveis.