A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA PERSPECTIVA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Matemática Básica, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Ensino Fundamental II.
Este trabalho investigou as dificuldades enfrentadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II na compreensão de conceitos básicos de Física, com ênfase na aplicação de fundamentos matemáticos, considerando a ideia de que a Matemática é uma base estruturante para a Física. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Integração Nacional, no Distrito de Miritituba – Município de Itaituba – PA. A proposta central é investigar como a integração de conceitos matemáticos pode facilitar a compreensão dos princípios físicos, oferecendo aos alunos ferramentas essenciais para resolver problemas e compreender conceitos básicos de física no 9º ano, com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A matemática, ao fornecer linguagens e fórmulas, torna a física mais acessível, possibilitando a visualização de fenômenos e a quantificação de comportamentos naturais. utilizando uma abordagem qualitativa, com um questionário estruturado como principal instrumento de coleta de dados. A amostra, composta por 35 alunos dessa série, foi selecionada com base no princípio da representatividade, abrangendo diferentes níveis de desempenho acadêmico. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente, permitindo identificar padrões e tendências relacionados às dificuldades enfrentadas pelos estudantes. A aplicação do questionário em sala de aula mostrou-se eficaz, garantindo a participação uniforme e eliminando barreiras tecnológicas. Embora o método tenha fornecido dados relevantes, reconheceu-se a limitação da ausência de técnicas complementares, como entrevistas ou observações. Os resultados obtidos destacaram os principais desafios na aprendizagem de Física e Matemática, contribuindo para a formulação de estratégias pedagógicas direcionadas à superação dessas dificuldades. Este estudo reforça a importância de metodologias integrativas na análise de lacunas educacionais e na promoção do aprendizado efetivo. A dissertação discute ainda os desafios de implementar uma abordagem interdisciplinar no currículo escolar, destacando as barreiras institucionais e culturais que dificultam a colaboração entre disciplinas, como matemática e física. A falta de estudos sobre essa integração no contexto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) também é abordada, destacando a importância de se considerar a relação entre as duas áreas para um ensino mais eficaz e significativo. O estudo propõe, portanto, uma reflexão sobre o papel da matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino de física.