Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LUIZ COLARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ LUIZ COLARES DE OLIVEIRA
DATA : 17/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTA (GOOGLE MEET)
TÍTULO:

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA PERSPECTIVA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática Básica, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Ensino Fundamental II.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Este trabalho investigou as dificuldades enfrentadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II na compreensão de conceitos básicos de Física, com ênfase na aplicação de fundamentos matemáticos, considerando a ideia de que a Matemática é uma base estruturante para a Física. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Integração Nacional, no Distrito de Miritituba – Município de Itaituba – PA. A proposta central é investigar como a integração de conceitos matemáticos pode facilitar a compreensão dos princípios físicos, oferecendo aos alunos ferramentas essenciais para resolver problemas e compreender conceitos básicos de física no 9º ano, com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A matemática, ao fornecer linguagens e fórmulas, torna a física mais acessível, possibilitando a visualização de fenômenos e a quantificação de comportamentos naturais. utilizando uma abordagem qualitativa, com um questionário estruturado como principal instrumento de coleta de dados. A amostra, composta por 35 alunos dessa série, foi selecionada com base no princípio da representatividade, abrangendo diferentes níveis de desempenho acadêmico. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente, permitindo identificar padrões e tendências relacionados às dificuldades enfrentadas pelos estudantes. A aplicação do questionário em sala de aula mostrou-se eficaz, garantindo a participação uniforme e eliminando barreiras tecnológicas. Embora o método tenha fornecido dados relevantes, reconheceu-se a limitação da ausência de técnicas complementares, como entrevistas ou observações. Os resultados obtidos destacaram os principais desafios na aprendizagem de Física e Matemática, contribuindo para a formulação de estratégias pedagógicas direcionadas à superação dessas dificuldades. Este estudo reforça a importância de metodologias integrativas na análise de lacunas educacionais e na promoção do aprendizado efetivo. A dissertação discute ainda os desafios de implementar uma abordagem interdisciplinar no currículo escolar, destacando as barreiras institucionais e culturais que dificultam a colaboração entre disciplinas, como matemática e física. A falta de estudos sobre essa integração no contexto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) também é abordada, destacando a importância de se considerar a relação entre as duas áreas para um ensino mais eficaz e significativo. O estudo propõe, portanto, uma reflexão sobre o papel da matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino de física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 2209208 - ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
Externa à Instituição - MARA FERNANDA PARISOTO - UFPR
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 15:43
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