Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS PAULO SILVA OLIVETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS PAULO SILVA OLIVETTO
DATA : 29/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Laboratório de Informática 03 (Unidade rondon da UFOPA)
TÍTULO:

PROPOSTA TEMÁTICA COM ENFOQUE CTSA SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de física; alfabetização científica; abordagem CTSA; instalações elétricas residenciais.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Física tem como objetivo identificar as contribuições para o processo de Alfabetização Científica ao desenvolver uma proposta temática com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) sobre "Instalações Elétricas Residenciais e Consumo de Energia Elétrica". A proposta busca conectar os conceitos físicos de eletricidade com a realidade cotidiana dos estudantes, promovendo uma formação crítica e cidadã e ainda se encontra em fase de análise dos resultados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizada como Pesquisa-Ação Integral (PAI). A intervenção pedagógica foi estruturada nas três etapas do Ensino de Física Através de Temas (EFAT): 1) Apresentação do tema (levantamento de conhecimentos prévios e sensibilização por meio de experimento demonstrativo e alicação de questionário); 2) Aprofundamento (uso de simuladores virtuais, aula dialogada para aprofundamento teórico); e 3) Produção-Avaliação (construção de maquetes de circuitos elétricos reais e exposição em feira do conhecimento na escola). O estudo foi aplicado a 24 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral de Santarém-PA. Os resultados preliminares indicam que a sequência didática promoveu um engajamento significativo e o protagonismo estudantil. Observou-se a evolução na compreensão de conceitos físicos (tensão, corrente, potência e resistência) e sua aplicação prática em situações de segurança e eficiência energética. A atividade foi inclusiva, permitindo a participação ativa de alunos com necessidades específicas, e a feira de ciências consolidou o aprendizado através da socialização do saber. Em conclusão, o estudo parece apontar que a abordagem temática com enfoque CTSA é uma estratégia eficaz para o ensino de Física para a promoção de cidadão alfabetizados cientificamente. A proposta não apenas facilitou a apropriação de conteúdos técnicos, mas também desenvolveu a consciência crítica sobre o consumo de energia e impactos socioambientais, cumprindo seu papel na promoção da Alfabetização Científica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
Interna - 1782950 - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - FRANCINEY CARVALHO PALHETA - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/11/2025 16:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa