Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LAISE DOS SANTOS PINTO

DISCENTE : MARIA LAISE DOS SANTOS PINTO
DATA : 11/07/2024
LOCAL: Santarém

INVESTIGAÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA EM GESTANTES AMBIENTALMENTE EXPOSTAS AO MERCÚRIO NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS Santarém-PA

O mercúrio (Hg) é um metal líquido não essencial a qualquer processo metabólico, e um contaminante ambiental assim como para o ser humano. Apresenta potencial tóxico e capacidade de bioacumular nos organismos assim como biomagnificar através da cadeia alimentar. Possui diferentes formas como Hg0 (elementar), Hg inorgânico (HgI) e Hg orgânico, a forma mais tóxica de Hg é o metilmercúrio (MeHg). O Hg pode causar danos ao feto ao atravessar a placenta e a barreira hematoencefálica, de modo que as gestantes se tornam um grupo vulnerável à exposição mercurial. A Síndrome Metabólica (SM), é um distúrbio metabólico que está associado à obesidade. Pode ocasionar hipertensão, hiperglicemia, dislipidemia, triglicérides elevadas e baixo HDL. Os efeitos da SM com relação ao feto, assim como a exposição a fatores metabólicos pode gerar um ambiente ameaçador, afetando diretamente o desenvolvimento do feto de forma saudável, em especial as gestantes obesas. Objetivo geral: Investigar se gestantes expostas ao mercúrio residentes no Baixo Amazonas apresentam a síndrome metabólica. Material e métodos: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, descritivo e quantitativo, que está sendo realizada nos anos de 2023 e 2024. O público-alvo deste estudo são gestantes de 18 a 49 anos, a partir da 6ª semana gestacional. A aplicação do questionário socioepidemiológico e a coleta de amostras biológicas (sangue e cabelo) iniciou após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da universidade Federal do Pará (UFOPA), sob CAAE: 68121023.7.0000.017. Resultados preliminares: Cinquenta e quatro por cento das amostras biológicas de (sangue e cabelo) foram coletadas e aplicadas o questionário. A análise da quantificação realizada apresentou resultados acima do recomendado, onde a média de Hg no sangue foi de 3,79 μg/L e no cabelo 0,85 μg/g. Esses resultados já sinalizam um alerta para o nível de exposição dessas gestantes.

Interna - 2383596 - HELOISA DO NASCIMENTO DE MOURA MENESES
Interna - 2210058 - MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE