QUALIDADE DE VIDA DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Estudantes universitários, Qualidade do sono, Atividade física, Saúde mental, Rotina universitária
Introdução: A entrada no ensino superior provoca mudanças significativas na rotina dos estudantes, que enfrentam desafios de adaptação social, cultural e acadêmica. Esse contexto os torna vulneráveis a um estilo de vida não saudável, caracterizado principalmente por sedentarismo e má qualidade do sono. Esses fatores estão associados a prejuízos no desempenho acadêmico e na saúde física e mental.
Objetivo: Diante da escassez de estudos com jovens adultos, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade do sono e os níveis de atividade física em estudantes da UFOPA.
Metodologia: Este estudo utiliza uma metodologia quantitativa, transversal, descritiva e analítica. A coleta de dados ocorre com 359 discentes de graduação da UFOPA, selecionados por cálculo amostral, por meio de questionários online e presenciais. São aplicados instrumentos validados, como o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e o Questionário Internacional de Atividade Física. Os dados serão analisados estatisticamente no software STATA 9.0, utilizando testes de correlação e regressão linear para avaliar as relações entre as variáveis.
Resultados preliminares: Com uma amostra parcial de 70 estudantes, os resultados indicam um perfil majoritariamente feminino, jovem e solteiro. Os dados revelam que 85,7% têm má qualidade do sono e 54,3% apresentam sonolência diurna excessiva. Quanto à atividade física, 71,4% são classificados como ativos, mas 28,6% são insuficientemente ativos ou sedentários. A maioria migrou de outras cidades e percebe pouco apoio institucional, fatores que aumentam a vulnerabilidade.