EDUCAR PARA A INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Formação de Professores. Educação Midiática. Desinformação.
Em um ambiente de extrema polarização, “Fake News”, desinformação e má informação, alicerçada pelos estruturantes sistemas de informações das grandes plataformas de tecnologia digital, a opinião individual acaba tomando o espaço da notícia, e mesmo sendo paradoxal perceber uma maior liberdade de expressão dos cidadãos, ao mesmo tempo provoca reflexões sobre os seus limites, tornando-se cada vez mais necessário discutir a importância da Educação Midiática dentro dos ambientes de formação de professores. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese discutir uma abordagem de formação inicial de professores em EM, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, com alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. Os resultados da pesquisa apontaram para o desconhecimento dos professores em formação inicial, sobre o conceito da Educação Midiática, porém quando esses futuros professores passam a compreendê-la, tornamse aptos e disponíveis para incorporá-las em suas práticas docentes. Além disso, consideramos viável a implementação da Educação Midiática numa perspectiva transversal, confirmando que professores tem dificuldades em identificar informações verdadeiras e falsas, devido à complexidade do fenômeno da desinformação e que a utilização de jogos digitais, baseados na Teoria da Inoculação, contribuem para que professores compreendam as principais abordagens de persuasão psicológica, desenvolvendo “imunidade” psicológica contra desinformação online.