Banca de DEFESA: GÉSSICA DE AGUIAR LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GÉSSICA DE AGUIAR LIMA
DATA : 21/06/2024
LOCAL: Sala virtual- Google Meet

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA PRÉ-ESCOLA: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO

Documentação pedagógica. Brincadeiras de faz-de-conta. Condições. Possibilidades. Pré-escola.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as condições e possibilidades de efetivação da documentação pedagógica da brincadeira de faz de conta na pré-escola. A opção do brincar de faz-de-conta como recorte teórico-metodológico ocorreu por se tratar da atividade guia da criança entre 3 e 7 anos. O estudo tem como base os princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e a abordagem de Reggio Emília de Loris Malaguzzi (2016; 2021), reconhecendo a importância do meio e das relações nele estabelecidas como fatores de constituição e desenvolvimento humano. Em busca de compreender o objeto de estudo, são traçados caminhos metodológicos para a investigação: caráter explicativo sobre o objeto estudado, em busca de sua essência, fugindo das aparências imediatas; e o caráter interventivo-colaborativo da pesquisa, por meio de uma formação continuada e acompanhamento do trabalho da professora ao longo do ano letivo de 2022 com o objetivo de promover a documentação pedagógica como forma de pensar orientadora do fazer docente. As estratégias de produção de dados foram pautadas na observação da prática pedagógica, entrevistas recorrentes com a professora da turma, questionário direcionado para as famílias das crianças e a análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. As formas de registro desses dados foram diário de campo, vídeos e fotografias. Os resultados da pesquisa revelaram que as condições para a efetividade da documentação pedagógica do brincar estão intimamente relacionadas à formação continuada de professores, à disponibilidade de materiais e recursos adequados à sua realização e à organização de tempos e espaços para que o brincar infantil ocorra. A falta dessas condições acarreta desafios que prejudicam a efetividade do que propõe a documentação pedagógica, ferindo princípios essenciais, como a concepção de crianças capazes e participativas e a compreensão do brincar como atividade desenvolvente. As possibilidades advindas de tal documentação consistem em: acompanhamento individual e coletivo do desenvolvimento das crianças pequenas levando em consideração suas reais características; criação participativa de planejamentos de ações e projetos alinhados às necessidades e interesses das crianças; exercitar a autoformação no trabalho, por meio da reflexão sobre o cotidiano; e valorização da brincadeira, participação e criatividade infantil. A pesquisa revelou ainda concepções e práticas oscilantes da professora participante no que diz respeito ao objeto de investigação. Embora tenha demonstrado respeito pelos interesses infantis, liberdade às crianças e valorização da infância, também evidenciou tendências ao ensino centrado em si e ao controle da conduta da turma. A documentação pedagógica do brincar é um processo narrativo e abrangente da infância, mas para se efetivar se faz necessário a superação de resistências culturais históricas: concepções de infâncias e crianças passivas; desvalorização profissional e formativa de professores; e falta de reconhecimento do potencial do brincar infantil.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES