Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIZA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIZA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 25/10/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O ERRO HISTÓRICO DOS ALEXANDRINOS:

O QUE PROPÕEM OS LINGUISTAS, A BNCC E O DCEPA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – ETAPA ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino de Língua. Ensino de Gramática. BNCC. DCEPA. Formação Humana Integral.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A Linguística, ao se constituir como ciência, não tinha a finalidade nem vislumbrava a relação com o ensino; as inquietudes de o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras ancorar-se na tradição gramatical fazem com que, ao final do século XX, alguns linguistas comecem a questionar sobre como se propõe o ensino de língua portuguesa no Brasil e a propor mudanças. Esta pesquisa em andamento se propõe a investigar como estes autores que pesquisam e escrevem sobre educação escolar e ensino da língua na escola compreendem o trabalho de levar o aluno a aprender a pensar sobre a língua, o que eles propõem para que o aluno conheça sobre a língua; portanto, a língua é entendida aqui como objeto de conhecimento. Tradicionalmente, essa ideia de pensar sobre a língua, ainda que não exclusivamente, em grande parte se confunde com aquilo que se chama ensino da gramática. Partimos da concepção de gramática como o estudo da língua como sistema, um sistema que se (re)organiza em diferentes tempos, espaços, isto é, que considera fatores extralinguísticos para determiná-lo. Com o avanço nas discussões, temos muitos linguistas que fazem propostas sobre como deve ser o ensino de gramática na escola e ganham expressividade nesse meio, no contexto educacional brasileiro, propondo, inclusive, metodologias para o ensino de gramática na escola. Ante a este breve panorama, esta pesquisa de caráter investigativo, teórico, reflexivo e ensaístico objetiva identificar o que a educação brasileira, dentre linguistas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA), no que tange ao ensino de língua portuguesa para o ensino médio, propõe para o ensino de gramática. Como objetivos específicos, pretendemos: i) Inquirir a produção teórica brasileira sobre o ensino de gramática na escola, a fim de verificar quais são as suas proposições, seus fundamentos, suas justificativas, suas concepções de escola, e o que decorre daí; ii) Verificar como o que está sendo proposto para o ensino de gramática se reflete nos documentos oficiais que regulamentam o currículo brasileiro/regional para o ensino médio, a saber, a BNCC e o DCEPA; iii) Examinar se há articulação e convergência entre o que está sendo proposto para o ensino de gramática dentro da produção teórica e os documentos que regulamentam o currículo no Brasil. Embora haja substantiva quantidade de pesquisas sobre o tema, a prática dos professores em sala de aula ainda está a passos largos do que indicam os pesquisadores sobre o que se considera um ensino de gramática crítico e reflexivo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa ao Programa - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA - UFOPAExterna à Instituição - SILVIA RODRIGUES VIEIRA - UFRJ
Externa à Instituição - ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA - UFSC
Externo à Instituição - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 10:01
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