AÇÕES INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR
Educação em Tempo Integral; atividades socioeducativas; jornada ampliada; Amazônia
O objeto desta investigação centrou-se nas ações indutoras de educação integral de unidades escolares do município de Mojuí dos Campos/PA no período de 2013 a 2020, quando o município alcançou sua emancipação político-administrativa. A tese apresentada é de que fatores sociais, econômicos, políticos e culturais dificultam e influenciam o desenvolvimento de ações indutoras de educação integral condizentes com as diretrizes institucionais das políticas formuladas e implementadas para além das demandas do mercado. A investigação qualitativa foi desenvolvida por meio de estudo de caso fundamentado na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana que aderiram aos programas PME e PNME em jornada ampliada no mínimo por cinco anos consecutivos. O estudo aponta a mudança e descontinuidade dos objetivos dos programas indutores; a gestão democrática ainda se apresenta como um desafio agravado pela ênfase no gerencialismo apoiado na perspectiva mercadológica e a busca de resultados; a opção por programas indutores de educação integral sem a discussão necessária com a comunidade escolar e os condicionantes identificados, relacionados a fatores econômicos, geográficos, sociais, culturais e pedagógicos. As categorias analíticas foram: concepção e infraestrutura, debates indispensáveis e fundamentais parta o êxito da implementação e efetivação da educação integral em tempo integral. No entanto, também é possível notar, no ambiente escolar, a partir da investigação realizada, a coexistência de uma abordagem educacional que incentiva o individualismo e a competição (gestão gerencialistas) e por outro lado estratégias pedagógicas com ações conjuntas que buscam repensar e superar a cultura hegemônica estabelecida nas relações educacionais (gestão democrática).