Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLÍS REGINA DE SOUSA MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLÍS REGINA DE SOUSA MACIEL
DATA : 25/11/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/byb-zbgm-esa (9h30, horário de Brasília)
TÍTULO:

NARRATIVAS DE VIDA DOCENTE E DISCENTE: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NARRATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RIBEIRINHAS


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo narrativo. Educação Infantil. Escolas ribeirinhas.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

Busca-se compreender como as narrativas de vida docente e discente entrelaçam a construção do currículo narrativo na Educação Infantil, no contexto de escolas em área ribeirinha de Manaus/AM. Estudo fenomenológico, com predominância da análise de dados qualitativos coletados em campo, através de pesquisa documental, observação e entrevistas com professores e crianças da pré-escola. Momentos de escuta das experiências dos professores da educação infantil que atuam em áreas rurais, evidenciaram o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reforçam concepções curriculares não defendidas nesta etapa da educação (currículo prescritivo), embora os documentos curriculares vigentes orientem perspectiva que considera o público da educação infantil, o cotidiano e seus saberes como núcleo do planejamento pedagógico. Sendo esta perspectiva propulsora de práticas que impulsionam o desenvolvimento de um currículo fundamentado na Teoria da Aprendizagem Narrativa, questiona-se: como as narrativas de vida docente e discente entrelaçam ou podem entrelaçar a construção do currículo narrativo na Educação Infantil, no contexto a ser pesquisado? O estudo considera que o currículo narrativo se constrói no entrelaçamento das experiências de vida dos professores e crianças. Os resultados do levantamento sobre as produções científicas sobre “educação infantil” revelam que, de maneira geral, o alto quantitativo de pesquisas sobre este tema é um ponto positivo para a educação brasileira. No estado do Amazonas este quantitativo precisa ser ampliado, pois ainda é pequena a produção em relação a outros estados. A produção de pesquisas stricto sensu sobre o “currículo narrativo” e “escolas ribeirinhas” nas instituições de ensino superior brasileiras, também é pequena, existindo a possibilidade de encontramos professores da educação infantil com limitações nos conhecimentos sobre o tema. Vemos diante desse cenário, o desafio das universidades públicas em cumprir com parte de suas responsabilidades, como a produção do conhecimento científico e de promover a formação dos profissionais que atuam na educação básica. As pesquisas que foram desenvolvidas em escolas ribeirinhas, fundamentam-se em teóricos que discutem a construção do currículo e do conhecimento científico e, de maneira geral, mostram que os saberes oriundos da vida cotidiana são elementos facilitadores do ensino e aprendizagem em sala de aula. Existem contextos que valorizam estes saberes, porém, há outros em que há cisões nas práticas pedagógicas ao reforçarem um currículo engessado. Professoras, professores e crianças são agentes que constroem suas próprias histórias, evidenciando conhecimentos e aprendizagens, nas ações de escuta e de fala em torno do direito de dizer-se. As narrativas de vida que aqui serão utilizadas como metodologias de pesquisa, podem contribuir para afirmar científica e politicamente tal assertiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.580.402-** - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interna - ***.879.688-** - APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN - PUC - SP
Externo à Instituição - ANA PAULA SOARES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ VICENTE DE SOUZA AGUIAR - UFAM
Externo à Instituição - JOSEMIR ALMEIDA BARROS - UNIR
Externo à Instituição - CLARIDES HENRICH DE BARBA - UNIR
Notícia cadastrada em: 08/11/2024 14:23
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