Banca de DEFESA: FRANCISCO ROBSON ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ROBSON ALVES DA SILVA
DATA : 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ICED/BLOCO H/LANTED
TÍTULO:

ANÁLISE DE MODELOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Formação contínua; Saberes docentes; Análise de Modelos; Ensino de Matemática por Atividades Experimentais; TDIC

 
 
 
 

PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa investiga os saberes docentes mobilizados por professores da Educação Básica ao desenvolverem ações pedagógicas no ensino de Matemática, articulando os pressupostos da Análise de Modelos (AnM), do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades experimentais, alinhadas ao Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE). Fundamentada nos estudos de Tardif, Pimenta e Shulman sobre os saberes da docência, a investigação adota uma abordagem qualitativa, com foco na formação contínua de professores. Como intervenção, foi ofertado um minicurso que apresentou metodologias inovadoras, ampliando as possibilidades pedagógicas ao integrar a AnM, as TDIC e o EMAE. Os resultados evidenciam a mobilização de saberes pedagógicos, experienciais, curriculares e disciplinares pelos professores, destacando a importância da flexibilidade pedagógica na adaptação das práticas às demandas contemporâneas da Educação Matemática. Entre os desafios, os participantes apontaram limitações como a falta de infraestrutura tecnológica e o suporte institucional, que foram superados, em parte, pela colaboração e pelo engajamento dos professores no desenvolvimento das atividades propostas. Por outro lado, os relatos destacam que as metodologias apresentadas favoreceram a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, promovendo maior compreensão e engajamento dos estudantes. A pesquisa propõe a criação da Base de Estudos Educacionais em Matemática (BEEM), um constructo teórico-metodológico que integra os saberes docentes com as metodologias inovadoras, promovendo práticas pedagógicas colaborativas e reflexivas. Assim, este estudo contribui para o campo da Educação Matemática ao oferecer uma análise detalhada dos saberes mobilizados, ao propor soluções para os desafios enfrentados pelos professores e ao reforçar a importância das TDIC e de metodologias investigativas na construção de uma prática docente crítica, reflexiva e
inovadora.

 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Externo ao Programa - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO - UFOPAExterno ao Programa - 1540113 - EMERSON SILVA DE SOUSA - UFOPAExterno à Instituição - IDEMAR VIZOLLI - UFT
Externa à Instituição - DÉBORA DA SILVA SOARES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 12:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa