A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: UM DIFERENCIAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Formação Inicial. Práticas educativas. Teoria da Objetivação.
Essa tese tem como objetivo investigar, com fundamentação nos pressupostos da Teoria da Objetivação, como se desenvolvem práticas educativas que possibilitem a potencialização do uso das TDIC visando o uso crítico e reflexivo na formação inicial. Através de práticas educativas desenvolvidas com os coprodutores (discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Ufopa, campus Santarém). A pesquisa discutiu os fundamentos da TO com base em Radford, formação inicial de professores e o uso das TDIC. O método da pesquisa foi configurado com base nos pressupostos do Materialismo - Dialético e a pesquisa multimodal. Foram produzidos quatro momentos formativos oferecidos, buscouse a produção coletiva do conhecimento através do planejamento, realização e aplicação da Atividade de Ensino Aprendizagem (AEA). No primeiro momento formativo através do Google Forms, delineou-se um perfil inicial dos participantes e ao final de cada formação um opinário sobre as atividades desenvolvidas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para delinear nosso objeto de pesquisa. A pesquisa apresenta quatro momentos formativos, e nove encontros que buscaram alcançar os objetivos propostos. Os momentos formativos buscaram a relação entre os artefatos culturais (TDIC), através do uso do celular e do software Geogebra como parte integrante do processo formativo da tarefa realizada, visando o trabalho coletivo dos coprodutores no ato da realização da AEA dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Os resultados indicam que através dos momentos formativos e encontros realizados os coprodutores através do planejamento, realização da AEA no PRP por meio do labor conjunto contribui para práticas educativas mais conscientes, críticas e não alienantes sobre o uso das TDIC. Através dos resultados apresentados na pesquisa conclui-se que a TO pode ser uma potencializadora das práticas educativas na formação inicial, contribuindo para formação de profissionais éticos e críticos quanto ao uso dos recursos e frente ao processo de ensino aprendizagem de forma coletiva. Através da TO os coprodutores desenvolveram uma visão crítica e reflexiva, onde aprenderam a valorizar a dimensão cultural e social do processo educativo, reconhecendo que o conhecimento não é apenas uma abstração, mas algo enraizado nas experiências culturais e históricas dos estudantes o que consideramos um ponto crucial para os futuros professores que irão atuar na Amazônia