COLÉGIO SANTA CLARA E AS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FEMININA NA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA MULHERES NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA (1950 – 1997)
Instituições Escolares; Educação de Mulheres; Amazônia.
O presente estudo trata da memória, história e das práticas educativas do Colégio Santa Clara, antigo Orfanato feminino da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município de Santarém/PA. Para melhor situar o objeto de pesquisa, tem-se as circunstâncias de sua idealização e construção, bem como a sua importância no contexto histórico da época e as contribuições perceptíveis nas histórias de vida das mulheres que fizeram parte da trajetória deste lugar no início do século XX. Tem como objetivo analisar a história e registrar memórias a partir das trajetórias educativas do processo formativo de mulheres egressas que estudaram no Colégio Santa Clara no período de 1950 a 1997 e como essa formação contribuiu para a educação no município de Santarém-PA. É uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada em estudo bibliográfico, documental que se utiliza da história oral, a partir de entrevistas sobre a vida e formação de ex-alunas da instituição, uma vez que, através destas fontes é possível apreender as práticas difundidas e o processo de escolarização feminina que ocorriam no educandário. Este estudo considera o materialismo histórico-dialético como imprescindível para a análise e compreensão da história e suas contradições. Teve apoio nos estudos e reflexões de Alberti (2005), Algranti (1999), Almeida (2010), Bosi (2005), Saviani (2008), Fialho (2018), entre outros. Para melhor compreensão das especificidades da história local a pesquisa amparou-se em Colares (2005; 2011), Colares (2006), Bahlmann (1995), Barros (2010), Canto (2022), Couto (2019), Flood (2013). Como resultados, a tese revela aspectos, como: 1)a forte presença da ação missionária da igreja católica, mais precisamente dos frades franciscanos de origem alemã e norte-americana, na região do baixo Amazonas que influenciaram na organização das práticas formativas de ensino para a formação e educação de mulheres; 2) o Colégio Santa Clara foi a primeira instituição criada para formar as primeiras professoras da região; 3) as experiências formativas inspiraram outras práticas educativas na organização das novas instituições criadas no município de Santarém e região; 4) a escola normal e depois o curso do magistério foram organizados seguindo um padrão nacional, tanto em seu referencial pedagógico quanto institucional, o que ressalta a importância social dessa iniciativa e que contribuiu, em certa medida, para a redução das desigualdades sociais, especialmente no que diz respeito à geração de oportunidades de educação para mulheres e à formação de professores, promovendo o aumento da oferta educacional na região; 5) o pioneirismo em ser a primeira instituição destinada a atender mulheres em um tempo de acentuados obstáculos, destaca-se aqui o recurso financeiro e social, memória profunda nas experiências registradas pelas ex-alunas, bem como a experiência formativa de qualidade recebida no colégio; 6) entre os anos de 1935 a 1997, o colégio formou 1.295 professoras que passaram a atuar na sede e no interior do município e também nos municípios vizinhos. Conclui-se que a educação feminina é um fator marcante na sociedade contemporânea e que a ascensão das mulheres através do Magistério representou uma conquista significativa na luta pela igualdade de gênero, a oportunidade de inserção no mercado de trabalho e, com a ampliação de formação intelectual, foi notório o desenvolvimento econômico do município de Santarém que se tornou pioneiro na formação de profissionais mulheres e na transformação social.