Banca de DEFESA: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA
DATA : 28/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Conhecimento Indígena e a Universidade Federal do Oeste do Pará como Território Pluricultural Amazônico: ensinar e aprender com os Wai Wai


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior. Amazônia. Conhecimentos Indígena. Ufopa. Wai Wai.


PÁGINAS: 312
RESUMO:

A presença indígena no ensino superior tem transformado e provido rupturas e gerado novos paradigmas educacionais considerando o perfil da diversidade e da heterogeneidade existentes, sobretudo nas universidades da Amazônia brasileira. Nesse sentido, realizamos o estudo de doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus sede em Santarém, com a seguinte questão-problema: quais “caminhos” os conhecimentos dos Wai Wai percorrem para a constituição de uma educação inter e pluricultural numa universidade pública federal da Amazônia brasileira? Como objetivo geral buscamos “analisar os conhecimentos dos Wai Wai para o fortalecimento da educação inter e pluricultural na de Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). E, de forma específica: (ii) identificar os conhecimentos dos Wai Wai e sua inserção nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desta universidade; (ii) reconhecer como esses conhecimentos contribuem para o seu aprendizado acadêmico na Ufopa; (iii) apresentar e discutir como os conhecimentos dos Wai Wai são percebidos por docentes e discentes monitores indígenas e não-indígenas na Fain; (iv) analisar o nível de valorização dos conhecimentos dos Wai Wai nos espaços acadêmicos da Ufopa; (v) revelar como os Wai Wai manifestam seus conhecimentos no contexto universitário, urbano e não urbano; e (vi) propor princípios e ações para o fortalecimento da educação inter e pluricultural a partir de conhecimentos Wai Wai da Ufopa. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, de abordagem qualitativa. Na revisão de literatura “clássica” buscamos autores como Aníbal Quijano (1990), Enrique Dussel (1993), Silvia Rivera Cusicanqui (2008), Ramón Grosfoguel (2016), Catherine Walsh (2019), Marcio Souza (2015), entre outros que caminham no mesmo sentido teórico desta pesquisa. Na base teórica indígena, trouxemos a reflexão de cientistas, escritores e pesquisadores como Gersem Baniwa (2019), Florêncio Vaz Filho (2010), David Kopenawa (2015), Joao Paulo Barreto (2021), Ailton Krenak (2022), Dario Baniwa (2022) e Celia Xakriabá. Como produções acadêmicas dos Wai Wai na Ufopa, realizamos a análise de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC’s) defendidos entre os anos de 2017 a 2023, de autoria de Jaime Xamen Wai Wai (2017), Walter Powci Wai Wai (2017), Roque Yaxikma Wai Wai (2018), Cooni Wai Wai (2019), Beni Wai Wai (2019), Otekmi Kunupira Wai Wai (2021), Carolina Wanaperu Wai Wai (2023), Ronilson Anewsu Wai Wai (2023), além de outros que desenvolveram pesquisas relacionadas ao conhecimento dos Wai Wai. A pesquisa empírica teve como método a etnografia colaborativa e foi desenvolvida em seis fases: 1ª) microetnografia na Formação Acadêmica Indígena (Fain), acompanhando os seguintes componentes curriculares: língua portuguesa II; pensamento cientifico intercultural, direitos humanos e direitos indígenas e elaboração de projetos de pesquisa e extensão; 2ª) entrevistas com egressos Wai Wai da Ufopa que concluíram seus cursos de graduação entre 2017 a 2023; 3ª) entrevistas com discentes que atuaram como monitores/ bolsistas nos semestres de 2023. 1 e 2023.2 na Fain; 4ª) oficinas de conhecimentos com discentes Wai Wai da Ufopa com os seguintes temas: grafismo, artesanato e tradução de língua Wai Wai; 5ª) entrevistas com docentes indígena e não indígena que ministraram aula na Fain no ano de 2023; e 6ª) vivência karaywa no Espaço Yamo. Os resultados evidenciaram que os indígenas Wai Wai possuem conhecimentos específicos que dialogando com os conhecimentos formativos da universidade podem ser utilizados como possibilidades para o ensino e o aprendizado no contexto acadêmico, contribuindo para o fortalecimento de uma educação inter e pluricultural na Ufopa.    


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WAGNER ROBERTO DO AMARAL - UEL
Externo ao Programa - 1299911 - FLORENCIO ALMEIDA VAZ FILHO - nullExterna à Instituição - JOSÉLIA GOMES NEVES - UNIR
Externa à Instituição - JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO - UFCG
Externo à Instituição - MAXIM REPETTO - UFRR
Externo ao Programa - 2993287 - MIGUEL APARICIO SUAREZ - nullPresidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Notícia cadastrada em: 24/03/2025 12:17
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