DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: grupo colaborativo como estratégia no processo formativo de professores que atuam em turmas multiano em escolas do campo
Desenvolvimento Profissional Docente. Grupo Colaborativo. Turmas Multiano na Amazônia.
A presente tese investiga o desenvolvimento profissional docente através de um grupo colaborativo como estratégia formativa de professores que atuam em turmas multiano na área rural de Belterra-PA. Diante disso, a tese intencionou compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores de turmas multiano que atuam na educação do campo, desenvolvido no contexto de um grupo colaborativo. Defendo a tese que a constituição e o desenvolvimento de um grupo colaborativo com professores que atuam em turmas multiano na área rural de Belterra-Pará potencializa o desenvolvimento profissional docente. Através de um enfoque colaborativo, o grupo se revela como um espaço formativo, que impulsiona a ressignificação das práticas pedagógicas. A tese demonstra que este modelo formativo estimula o enfrentamento dos desafios da docência em contextos amazônicos, os professores, ao socializarem saberes e ampliando debates sobre ação docente, produzem significativos e profundos conhecimentos em território multiano. A pesquisa tem abordagem qualitativa com base na pesquisa narrativa e na Análise Textual Discursiva (ATD). O campo empírico foi a Escola Polo Santa Terezinha, na Flona do Tapajós, tendo como participantes seis professores de turmas multiano em um grupo colaborativo com onze sessões formativas realizadas no período de 2023 e 2024. O corpus analítico foi constituído a partir de sessões formativas, observação participante e entrevista narrativa, a análise aconteceu em três etapas: unitarização, categorização e produção dos metatextos. A investigação fundamenta-se nas contribuições de Marcelo Garcia (2009) que problematiza o desenvolvimento profissional docente, Fiorentini (2012) que trata sobre grupos colaborativos, Tardif (2002) com saberes da docência e processos formativos e Hage (2012) trazendo elementos da organização das turmas multiano. Também foram referenciados Moraes e Galiazzi (2016) na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais resultados da tese evidenciaram que o grupo colaborativo funcionou como um ambiente potente para o desenvolvimento profissional docente, promovendo a revisão crítica, a ressignificação de ações e o fortalecimento da identidade docente em contextos de isolamento geográfico e institucional. Houve emergência de saberes produzidos na articulação entre os discursos e prática educativa. As sessões formativas possibilitaram um ambiente de escuta sensível, estudo da prática, partilha de vivências e produção coletiva de soluções pedagógicas. Além disso, o grupo colaborativo se consolidou como espaço de resistência e inovação, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento profissional de professores de turmas multiano de áreas rurais, em territórios historicamente negligenciados pelas políticas públicas. Embora haja avanços, a pesquisa demonstrou fragilidades quanto a ausência de políticas públicas específicas para formação em contextos multiano e o pouco envolvimento institucional com ações colaborativas. Do mesmo modo, foram observadas limitações na leitura de textos acadêmicos, na regularidade dos encontros e no engajamento institucional. A sustentabilidade da proposta é influenciada pelo reconhecimento dos grupos colaborativos como estratégia formativa, ausência de financiamento externo também limitou a proposta.