UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMETE SIGIFICATIVAS: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CAMPO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS APLICADAS AS CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Função; Ensino; UEPS; Teoria dos Campos Conceituais; Vergnaud.
Há muitos desafios impostos à educação básica brasileira, dentre eles destacamos a falta de hábito de levar os resultados das pesquisas em educação para a sala de aula, como fazem outros cientistas, gerando uma grande perda para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem nos diversos ramos do conhecimento, em particular na educação matemática. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as influências de um conjunto de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de conhecimentos operatórios e predicativos, do campo conceitual das funções matemáticas, por meio da teoria dos campos conceituais. A investigação envolve 30 alunos da educação básica na zona urbana de Santarém-PA; uma turma de 34 alunos do bacharelado em ciências econômicas (BCE/UFOPA/2024); e 40 alunos da turma de BCE/UFOPA/2025, ambos no campus da UFOPA em Santarém. O instrumento de pesquisa utiliza uma UEPS para explorar funções, incluindo conceitos como variável, correspondência, dependência, regularidade e generalização; os campos conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas de Vergnaud; e de problemas mistos, com base na combinação das classes do campo conceitual das estruturas aditivas e das estruturas multiplicativas. Os dados estão sendo coletados por meio das produções escritas dos estudantes nas situações-problema; diálogos dos estudantes com o docente, registrados no diário de bordo do pesquisador; e mapas conceituais feitos pelos estudantes. Espera-se uma sensível mudança nas suas habilidades cognitivas em relação ao campo conceitual das funções, construindo novos esquemas e sistemas semióticos. Isto visa ajudá-los a superar desafios do modelo educacional que fragmenta o conhecimento científico.