Banca de DEFESA: JEYSE SUNAYA ALMEIDA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEYSE SUNAYA ALMEIDA DE VASCONCELOS
DATA : 25/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do google meet
TÍTULO:

“A LIÇÃO SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER”
A brincadeira de faz de conta como eixo norteador das práticas pedagógicas na pré-escola: desafios e possibilidades de efetivação.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Brincadeiras de faz-de-conta. Interações. Práticas pedagógicas. Educação Infantil.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios e possibilidades para tornar a brin-
cadeira de faz de conta eixo norteador das práticas pedagógicas na pré-escola. Como recorte metodoló-
gico optamos por observar a prática pedagógica de uma professora, no que refere a organização do meio
social educativo para promover o brincar de faz-de-conta, atividade guia da criança pré-escolar dos 3
aos 7 anos. O estudo tem como base os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural
(THC) de Vigotski e colaboradores, reconhecendo a importância do meio e das relações nele estabele-
cidas como fatores de constituição e desenvolvimento humano. Em busca de compreender o objeto de
estudo, traçamos alguns caminhos metodológicos para a investigação: o caráter explicativo sobre o ob-
jeto estudado, em busca de sua essência, fugindo das aparências imediatas e o caráter interventivo-co-
laborativo da pesquisa, por meio de uma formação continuada e acompanhamento da prática pedagógica
da professora ao longo do ano de 2022. As estratégias de produção de dados foram estruturadas na
observação da prática pedagógica da professora participante da pesquisa, entrevistas semiestruturadas,
questionário aplicado com as famílias das crianças, análise de documentos, como o Projeto Político
Pedagógico (PPP) da escola. As formas de registro desses dados foram o diário de campo, vídeos e
fotografias. De modo geral os resultados da pesquisa revelaram que as possibilidades de efetivação do
brincar de faz de conta como eixo norteador das práticas pedagógicas está “intrinsecamente ligado” à
formação continuada de professores, à destinação de tempo, espaços e objetos reservados para as crian-
ças brincarem. A falta dessas condições acarreta desafios que comprometem a efetividade dessa ativi-
dade como eixo das ações do professor na Escola de Educação Infantil, ferindo premissas essenciais,
como a concepção de crianças capazes e participativas e a compreensão da brincadeira como atividade
que além de possibilitar que as crianças vivam sua infância, potencializa uma série de processos psico-
lógicos. As possibilidades advindas de tal compreensão consistem em: acompanhamento individual e
coletivo do desenvolvimento das crianças; Planejamento da ação docente com a colaboração das crian-
ças, acolhendo e considerando seus conhecimentos, interesses e necessidades; exercício do registro
como projeto de autoformação, refletindo a prática pedagógica; e ações e intervenções intencionais que
contemplem o desenvolvimento e respeite as crianças pequenas na sua melhor forma de aprender, dando
a devida importância à brincadeira e a criatividade infantil. Mais especificamente, a pesquisa revelou
ainda concepções e práticas oscilantes da professora participante no que diz respeito ao objeto de inves-
tigação. Embora demonstrasse respeito aos interesses e necessidades das crianças, á liberdade delas e as
suas infâncias, por vezes demonstrou práticas com tendencias transmissivas, centradas nos seus coman-
dos e o controle da turma, visando majoritariamente o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio
de atividades dirigidas e não brincantes. Quando as crianças brincavam, a professora se ocupava fazendo
outras tarefas que considerava mais importante, ou simplesmente “observava” a brincadeira sem qual-
quer intervenção (período exploratório). Identificamos que os brinquedos/objetos ficavam sempre sus-
pensos no alto das prateleiras e eram liberados, na maioria das vezes, como recompensa por um com-
portamento considerado adequado pela docente ou quando precisava preencher algum tempo da rotina.
A formação continuada, usada por nós como estratégia para aperfeiçoar a prática pedagógica da profes-
sora, possibilitou mudanças importantes. Ela passou a “compreender” melhor, entre outros aspectos da
prática docente, seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil, tal como propõe Vigo-
tski, passou a planejar para e com as crianças e a considerar a brincadeira como atividade pedagógica.
Assim, constatamos que o processo de formação dos professores, tanto inicial como continuada tem se
constituído como um grande desafio a ser superado para que esses profissionais se vejam como intelec-
tuais de suas próprias práticas, que exercem importante papel no processo de formação humana das
crianças pequenas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - ***.580.402-** - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externa ao Programa - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE - UFOPAExterna à Instituição - ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ - UFC
Externa à Instituição - SUZANA MARCOLINO - UFAL
Notícia cadastrada em: 21/08/2025 14:25
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