Banca de QUALIFICAÇÃO: ENA CARINA DOS SANTOS OLIVEIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENA CARINA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 17/12/2018
HORA: 16:30
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon
TÍTULO: CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPERCUSSÃO DOS MODELOS
HIGH SCOPE, REGGIO EMILIA E MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA
NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Currículo, Modelos Curriculares, High Scope,
Movimento da Escola Moderna, Réggio Emilia.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as repercussões dos modelos
curriculares High Scope, Reggio Emilia, Movimento da Escola Moderna nas produções
científicas no âmbito da Educação Infantil no Brasil. Diante desse objetivo buscou-se
identificar os eixos de investigação das produções científicas que abordam tais modelos
curriculares e verificar a base teórica que os sustentam. Esses modelos são referências
no que concerne a currículo para educação infantil no mundo, por considerarem a
criança protagonista do processo educativo junto ao professor e ao ambiente educativo.
No Brasil, os modelos têm adentrado nas discussões e propostas educativas das creches
e pré-escolas, porém se torna fundamental compreender como estão sendo abordados. E
a produção juntamente com a divulgação de trabalhos científicos na área é fundamental
para o conhecimento desses modelos no Brasil. Nessa premissa buscou-se fazer um
levantamento do estado da arte, em bancos de repositórios eletrônicos, das produções
científicas brasileiras que trazem os modelos curriculares internacionais em suas
discussões. Foram escolhidos artigos, dissertações e teses. Para direcionar a análise
foram elencadas categorias de investigação, como base teórica utilizada e eixos
temáticos de investigação de cada produção científica. A partir da análise preliminar das
obras encontradas, foi notado que o diferencial desses modelos é o compromisso com a
formação permanente do professor, a colaboração ativa das crianças e restante da
comunidade escolar e extraescolar nas decisões pedagógicas. No entanto, a utilização de
termos como professor mediador, facilitador e depositário deixam a desejar em relação
a definição da postura profissional frente aos modelos que são destaques em propostas
inovadoras, onde as exigências acerca desse profissional e a utilização desses termos
podem significar uma concepção equivocada do professor de educação infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ - UFC
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 14/12/2018 16:59