RADIOGRAFIA DE EGRESSOS PPGE/UFOPA (2015-2019): Subsídio para elaboração de proposta de modelo de sistema de acompanhamento institucional.
Educação superior. Programa stricto sensu em educação. Avaliação Institucional. Gestão de acompanhamento de egressos. Amazônia.
Este estudo sobre egressos da pós-graduação stricto sensu em educação apresenta subsídios para elaboração de proposta de modelo de acompanhamento de egressos com vistas a atender indicadores de avaliação institucional da CAPES. A pesquisa é um estudo de caso com os egressos de 2015-2019 junto ao programa de pós-graduação em educação na Amazônia (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O desenvolvimento metodológico está relacionado com um mapeamento das informações referentes ao perfil pessoal, acadêmico e profissional desses egressos, destacando o quanto essa formação stricto sensu contribuiu para o seu desenvolvimento ético e humanístico para atuar nos contextos amazônicos. Para tal, buscou-se a análise de documentos existentes no PPGE/UFOPA, dentre eles o questionário online, enviado por e-mail, aos 129 egressos do curso pela Secretaria do Programa, sob a responsabilidade da Comissão de Acompanhamento de egressos do PPGE/UFOPA, no período de março a agosto de 2020, contendo questões abertas e fechadas, algumas delas de acordo com a escala de Likert, além de dados constantes das Plataformas Lattes e Sucupira. Destes 129 e-mails enviados, obteve-se 89 retornos, passando a compor a amostra do estudo, adotando-se para o tratamento dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A construção da base teórica apoiou-se em Simon e Pacheco (2017), Mota (2014), Dias (2016), Assis Junior (2017), Coelho e Silva (2017), Maccari e Teixeira (2014), Teixeira (2015), Nobre (2018), Machado (2001) dentre outros, dialogando com os dados do questionário PPGE/UFOPA (2020), os relatórios da área de Educação da CAPES, as informações dos sites dos PPGE recomendados no país, e com o marco normativo legal do estudo. Os resultados parciais já revelam que houveram impactos significativos dessa formação na vida pessoal e profissional desses egressos; 63% deles estão entre 30 e 49 anos de idade; 61% são mulheres; 53 % concluíram a graduação nas Ciências Humanas e 75% o lato sensu nessa mesma área. Dos 89 respondentes ao questionário, 41% foram bolsistas durante o mestrado e 8% já se encontram no doutorado. A carreira acadêmica e de pesquisa foi o principal motivo para ingressar no PPGE (77%) e 81% afirmam que os conhecimentos adquiridos foram muito satisfatórios para a formação profissional, tenho a “Formação Humana” integral como um destaque. 85% anunciam que houveram impactos positivos para o meio educacional amazônico, tanto no sentido da produção acadêmica quanto da qualificação dos egressos. Espera-se que esse estudo contribua para um importante aspecto da avaliação dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em educação, que é o de fomentar informações atualizadas de seus egressos de forma a compor subsídios para garantir a qualidade dessa formação continuada no Brasil e seu impacto para os contextos locais, regionais e nacionais.