Estórias Quilombolas: análise das narrativas de tradição oral da Comunidade Remanescente do Quilombo Peafú – Monte Alegre/PA
Quilombo Peafú; Mais Velhas e Mais Velhos; Narrativa oral
O objetivo principal desta pesquisa é recolher e analisar um conjunto de narrativas de tradição oral da Comunidade Remanescente do Quilombo Peafú, localizado no município de Monte Alegre/PA, a fim de compreender suas especificidades do ponto de vista sociocultural, estético, poético, político, religioso e discursivo. Além disso, pretendo entender como se constroem a noção de valores, religiosidade, cultura, identidade quilombola, isto é, fatores sociais construídos historicamente e partilhados há gerações nessas narrativas. Assim, com base em Hampâté-Bá (2010), Rosário (1989) Candido (2006), Moura (2010), Bispo (2015), Funes (2022) França e Guimarães (2020), Carvalho e Pires (2010), Silva (2008), para além da recolha do material, esta pesquisa pretende analisar de que maneira o fator externo (história e cultura do território quilombola) interfere na organização e na estrutura narrativa. Além disso, o estudo também busca compreender as dimensões estéticas desses textos, bem como seus diálogos com a história social, com a formação do território, com a identidade e a resistência quilombola. Inicialmente o trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo focalizará a importância da “Tradição viva” representada na figura das mais velhas e mais velhos - contadoras e contadores de histórias do quilombo, com ênfase na função social dos narradores, nas características gerais da narrativa oral e nas categorias e tipologias que a crítica tem utilizado para tratar a narrativa quilombola. Neste capítulo, reflito, inclusive, a partir do trabalho de campo que estou executando, sobre possibilidade de ampliação ou mesmo de reformulação das categorias utilizadas para denominar a narrativa produzida pelas mais velhas e mais velhos do quilombo de Peafú. O segundo capítulo propõe um panorama geral sobre perfil das contadoras e contadores de histórias entrevistados durante o trabalho de campo: quem são, o que fazem, sua relação com o território e também com as narrativas orais coletadas. E por fim, o terceiro capítulo será dedicado à análise das narrativas orais transcritas.