Banca de DEFESA: CRISTIANE PEREIRA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE PEREIRA MOREIRA
DATA : 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS RONDON
TÍTULO:

AS TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO EDITORIAL DE LIVRO PARA CRIANÇAS PELA TEIA DOS “ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS” NAS CATEGORIAS CRIANÇA E TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO CRIANÇA DA FNLIJ.


PALAVRAS-CHAVES:

Produção Editorial, Leitura, Livro infantil. Literatura infantil. FNLIJ.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta pesquisa investigou teve como objetivo identificar as tendências da produção editorial dos livros para criança, no que diz respeito à literatura, à ilustração, ao projeto gráfico, aos elementos estéticos e aos aspectos históricos, culturais e políticos, por meio dos livros infantis com o selo “Altamente Recomendável” do Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos anos 2020, 2021 e 2022. Enquanto estratégia investigativa utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, associada à Análise Documental. O embasamento teórico se deu referente aos conceitos de Livro, Leitura, Literatura, Literatura infantil, Estética, Leitura, Criança e Infância e os procedimentos de análise ocorreram em documentos, como: regulamentos, listas de resultados, reportagens antigas, entrevistas, livros, estatuto e relatórios de pesquisas. A coleta de dados dos livros analisados se deu por meio do Instrumento de Registros para Análise dos Livros para crianças (de própria autoria). A partir dos resultados obtidos, identificou-se investimento tecnológico que proporciona a diversidade estrutural nos projetos gráficos,  a presença tanto da linguagem escrita, quanto da linguagem visual, a complexidade na leitura destes livros, o uso da palavra literatura como mera finalidade comercial, a influência da FNLIJ nas listas de livros das políticas públicas de compra e distribuição do Ministério da Educação (MEC) e na indústria editorial de livros infantis brasileira, a composição geográfica dos leitores - votantes da FNLIJ com pouca representatividade de especialistas da Amazônia, a pouca presença da Literatura Infantil enquanto campo de estudo nos cursos de licenciatura em Letras. Desta forma, a pesquisa sugere a luta pela garantia de direito ao acesso e à leitura dos livros com selo “Altamente Recomendável”, além dos premiados, à todas as escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a criação de disciplinas do campo de estudo Literatura Infantil e maior representatividade de leitores-votantes de outras regiões do país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Interna - 2398550 - SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
Externo ao Programa - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 11:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa