A ESCUTA DO SILÊNCIO: SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LIBRAS EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE SANTARÉM - PARÁ
Palavras-chave: Surdos. Libras. Ensino Bilíngue.
RESUMO
Esta pesquisa tem como interesse principal o atual cenário do ensino de surdos em escolas do ensino básico da zona urbana de Santarém - Pará, envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e a Língua Portuguesa, em modalidade escrita. Verificamos, por meio de relatos de pessoas surdas, como foram suas trajetórias educacionais. Por meio desses relatos encontramos respostas para nossa principal indagação: As metodologias utilizadas no ensino de surdos em Santarém-PA contemplam a utilização da Libras na promoção de um espaço bilíngue e inclusivo? Identificamos como esses ambientes dispõem de recursos que possam favorecer o ensino bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa). Os dados da pesquisa foram gerados através de entrevistas semiestruturadas com surdos egressos do ensino básico, para que eles pudessem expressar, por meio de sua língua, as experiências que tiveram em suas trajetórias de formação. Os relatos de experiência estão relacionados a seis surdos egressos, usuários da Libras, com idade entre 29 e 35 anos. Os surdos egressos relataram suas opiniões acerca do ensino que receberam, e assim fizemos a recolha e análise desses relatos que se desdobraram nos resultados dessa pesquisa. Como falaremos de uma língua, nos sentimos motivados a investigar seus aspectos em situações reais de uso através de seus falantes. Para dialogar teoricamente com esse trabalho, citamos importantes obras de autores como Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), entre outros. O desfecho dessa pesquisa confirmou o fato de que a Libras não foi utilizada no processo de ensino e aprendizagem dos entrevistados durante o ensino básico. Os resultados mostraram que embora estivessem incluídos, estavam passando por situações de indiferença e desigualdade em relação aos alunos ouvintes, o que nos leva a pensar acerca da extrema importância da acessibilidade linguística e metodológica para a educação de surdos. Esperamos contribuir para a ampliação e reflexão dos debates acerca da necessidade de expansão e oferta do ensino bilíngue na cidade de Santarém.