Banca de QUALIFICAÇÃO: HAROLDO ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HAROLDO ARAÚJO DA SILVA
DATA : 10/12/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 103 - Campus Amazônia
TÍTULO:

ESTUDO FITOQUIMICO E BIOLÓGICO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DA CASCA DE CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum) E CACAU (T. cacao) DA AMAZÔNIA PARA USO EM RAÇÃO ALIMENTICIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Bioprospecção; química de produtos naturais; tecnologia de alimentos; antioxidante.


PÁGINAS: 32
RESUMO:

O bioma amazônico possui diversidade única, várias plantas dessa região têm sido investigadas quanto as suas atividades terapêuticas, nutricionais e a produção de compostos bioativos. Entretanto, ainda são escassos estudos com foco nos resíduos gerados a partir da exploração comercial de recursos naturais, o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e cacau (Theobroma cacao) são plantas nativas da região amazônica, usadas pelas indústrias alimentícia e cosmética, devido seu potencial nutricional e sabor exótico. A produção de cupuaçu no Brasil está concentra na região Amazônica, sendo o Pará o principal estado produtor, tendo uma produção média de 29.558 toneladas, seguido do Amazonas, Rondônia e Acre. O cacau é outro protagonista no cenário econômico da região norte, no primeiro semestre de 2019 a produção foi de 119.858 toneladas, sendo o Pará o estado que detêm o maior rendimento desta cultura com uma produção de 111.802 toneladas, seguido do Nordeste e Sudeste. Em consequência da exploração extrativista comercial destas espécies, cresce o volume de resíduos orgânicos oriundos do processamento industrial desses frutos, no estado do Pará os resíduos industriais do cupuaçu e cacau são de aproximadamente 54.780 toneladas e 14.480 toneladas, respectivamente. Este quadro está se tornando um problema ambiental na região que não encontra um destino adequado para esse subproduto. Assim, este estudo pretende agregar valor aos resíduos agroindustriais de T. grandiflorum e T. cacao a partir do estudo fitoquímico e atividades biológicas para a geração de ração alimentícia. Extratos etanólicos e hidroalcoólicos foram preparados a partir da torta dos resíduos das cascas e sementes dos frutos, utilizando Etanol 96 GL e Etanol:Água 1:1 (v/v) para a obtenção dos extratos, respectivamente. A caracterização química será obtida por quantificação dos compostos fenólicos totais, flavonoides totais, taninos condensados e identificados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a um detector de arranjo de foto-diodos (HPLC-PDA), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a um Espectrômetro de Massas (HPLC-MS/MS), infusão direta em Espectrômetro de massas com fonte de Ionização por Electrospray (MS-ESI) e anotações de compostos químicos pela rede molecular Molecular Networking. Nos ensaios biológicos a atividade antioxidante será avaliada pelos métodos de DPPH, ABTS e FRAP, e a atividade antimicrobiana será determinada pelo método de difusão em poços para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM).


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1776289 - ELAINE CRISTINA PACHECO DE OLIVEIRA
Presidente - 152.758.687-15 - LAURO EUCLIDES SOARES BARATA - UFOPA
Interno - 1739961 - MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/11/2019 13:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa