Banca de DEFESA: RAYANA GONDIN DA SILVA

DISCENTE : RAYANA GONDIN DA SILVA
DATA : 04/05/2020
LOCAL: https://join.skype.com/Ct1BfLMxv894

CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE PLANTAÇÕES DE Bertholletia excelsa Bonpl. EM ÁREA DEGRADADA SOB DIFERENTES TRATAMENTOS DE PREPARO E ADUBAÇÃO.

castanheira-do-brasil, silvicultura, restauração, Canaã dos Carajás.

O objetivo deste trabalho é avaliar a sobrevivência e desempenho de mudas de castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) plantadas em áreas degradadas com diferentes preparos de solo e adubação. Para tanto realizamos um plantio experimental de B. excelsa em uma área de pastagem abandonada da Fazenda Santa Rita da União, Canaã dos Carajás/PA, região limítrofe ao mosaico de unidades de conservação de Carajás. Implementamos quatro tratamentos experimentais em parcelas de 1 hectare com as seguintes características de preparo: T01- testemunha (hidrogel, adubo químico); T02- orgânico (hidrogel, adubo orgânico); T03- orgânico seco (sem hidrogel, adubo orgânico) e T04- seco (sem hidrogel, adubo químico). O espaçamento das mudas de B. excelsa foi de 12x12 m. As mudas possuíam idade superior a 2 anos, 60,95 cm de altura média e 4,55 mm de diâmetro médio. O número total de mudas foi de 337. Durante dois anos de monitoramento foram coletados dados dendrométricos (altura total, Diâmetro à Altura do Solo - DAS e número de folhas) e de sobrevivência das mudas por períodos trimestrais. Entre os principais resultados destacamos: 1) os solos dos quatro tratamentos de plantio têm textura franco arenosa e elevados níveis de fertilidade; 2) elevadas taxas de sobrevivência em todos os tratamentos, propiciando um índice de sobrevivência total de 82,79%, entretanto, o tratamento 02 apresentou um índice de sobrevivência significativamente menor aos outros três tratamentos no último período monitorado (24 meses); 3) concentração dos eventos de herbivoria nos meses de julho e outubro nos dois anos de observação; 4) No final do monitoramento, os dois tratamentos sem uso de hidrogel (03 e 04) tiveram melhor desempenho para todos os parâmetros avaliados, com diferenças significativas comparados com os outros dois tratamentos (01 e 02). Concluise que as mudas de castanheira-do-brasil têm alta sobrevivência e possuem elevada resistência a herbivoria, confirmando a rusticidade da planta e seu potencial para utilização em áreas de restauração. Ainda assim, os repetidos eventos de herbivoria provocaram baixo crescimento em altura das mudas em geral (IMAh= 19,51). O tratamento “orgânico seco” apresentou os melhores índices de crescimento, em relação aos outros três, mas, as diferenças somente foram significativamente maiores com os tratamentos que usaram hidrogel (01 e 02). Pelos resultados obtidos e dado o potencial do uso hidrogel no preparo do solo, sugerimos que seja avaliada a pertinência do uso desse elemento, visto que nas circunstâncias aplicadas neste estudo não provocou melhorias substanciais de crescimento ou sobrevivência.

Externo ao Programa - 1520271 - JOAO RICARDO VASCONCELLOS GAMA
Externo ao Programa - 2161642 - RAFAEL RODE