Banca de DEFESA: MARCOS SIDNEY BRITO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS SIDNEY BRITO DE OLIVEIRA
DATA: 23/05/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala 07, ICTA
TÍTULO: "MONOGENEAS PARASITOS DAS BRÂNQUIAS DE Cichla monoculus e Cichla pinima (PISCES: CICHLIDAE) DA AMAZÔNIA ORIENTAL, NORTE DO BRASIL "
PALAVRAS-CHAVES: Monogenea, Tucunaré, Peixes de água doce, Rio Tapajós, Rio Jari
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Os peixes são hospedeiros naturais para várias espécies de parasitas monóxenos, incluindo as espécies Monogenea, que infestam principalmente as brânquias dos peixes. Assim, o presente estudo investigou a comunidade de monogenea que parasita as brânquias de Cichla monoculus e Cichla pinima coletadas de dois afluentes do rio Amazonas, no norte do Brasil. Em um tributário, no baixo Rio Tapajós, no município de Santarém, Estado do Pará, foram coletados 19 exemplares de C. monoculus e 20 espécimes de C. pinima. Em outro afluente do Rio Amazonas, no baixo Rio Jari, no município de Vitória do Jari, Estado do Amapá, foram coletados 20 exemplares de C. monoculus. Um total de 59 peixes analisados, 100% foram infestados por uma ou mais espécies de monogeneans e foram coletados 2.862 parasitas pertencentes aos seguintes taxa: Gussevia arilla, Gussevia longihaptor, Gussevia tucunarense, Gussevia undulata, Sciadicleithrum umbilicum, Sciadicleithrum uncinatum e Tucunarella cichlae. Em C. monoculus e C. pinima do Rio Tapajós houve dominância de G. arilla e a comunidade monogênea destes dois hospedeiros apresentou alta dissimilaridade (88,0%). Do mesmo modo, a comunidade monogeneana de C. monoculus do Rio Jari e do Rio Tapajós foi dissimilar (67,8%), e nos hospedeiros do Rio Jari, predominou S. umbilicum. Este estudo, além de relatar informações sobre a relação parasita-hospedeiro-ambiente, também amplia o conhecimento sobre a distribuição geográfica desses parasitas para estas duas áreas amazônicas. Este foi o primeiro estudo sobre a comunidade de monogenea parasitos para C. monoculus e C. pinima.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1961826 - FRANK RAYNNER VASCONCELOS RIBEIRO
Interno - 2587316 - LENISE VARGAS FLORES DA SILVA
Presidente - 1327576 - LINCOLN LIMA CORREA
Externo à Instituição - MARCOS TAVARES DIAS - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 23/05/2017 11:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa