Banca de DEFESA: KAMILA LIMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAMILA LIMA DE SOUZA
DATA : 29/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:
Avaliação do efeito da associação da fotobiomodulação (660nm) e óleo de copaíba (Copaifera reticulata Ducke) em pomada na cicatrização de feridas em ratos (Rattus norvegicus albinus)

PALAVRAS-CHAVES:

Terapia a Laser, Copaifera, Cicatrização, Pele.

 


PÁGINAS: 79
RESUMO:

fotobiomodulação por laser de baixa intensidade é um dos recursos terapêuticos mais utilizados na Fisioterapia poispromove a aceleração do processo de cicatrização tecidual. Outro recurso terapêutico alternativo para emprego no tratamento de feridas é a oleorresina de copaíba, um recurso natural, descrito como anti-inflamatório, antifúngico, antibacteriano, analgésico e cicatrizante. Desse modo, este estudo buscou avaliar os efeitos gerados pela associação da fotobiomodulação (660nm) e óleo de copaíba (Copaifera reticulata Ducke) em pomada a 10%, na cicatrização de feridas em ratos (Rattus norvegicus albinus). Nesta pesquisa foi realizado inicialmente a caracterização química da oleorresina, que apresentou em sua amostra como metabólitos majoritários β-cariofileno (24,48%)β-bisaboleno (23,49%) e éster metílico do ácido cauranóico (9,93%). Em seguida, realizado o teste de irritação/corrosão dérmica, em ratas fêmeas, com a oleorresina in natura e em pomada a 10%, que demonstrou na sua formin natura serclassificada como irritante moderada, mas não corrosiva, já a pomada não apresentou sinais de irritação/corrosão dérmica. Para avaliação da cicatrização de feridas, foram utilizados 42 ratos da linhagem Wistar, cada animal com duas feridas em seu dorso, uma superior e uma inferior, divididos igualmente em dois grupos (G1 e G2). No G1, a ferida superior sendo grupo controle (GC), tratado com soro fisiológico 0,9%, e a inferior, grupo fotobiomodulação (GF), tratado com laser 4J/cm², 660nm; no G2, a superior, grupo pomada (GP)tratado com copaíba em pomada a 10% e a inferior, grupo fotobiomodulação e pomada (GFP). Todos os animais foram submetidos a tratamento diário, após um período de 3 dias, sete animais de cada grupo, escolhidos de forma aleatória, foram submetidos à eutanásia, assim como, após 7 e 14 dias de tratamento. À avaliação macroscópica foi possível observar de forma significativa (p<0,01) menor área de lesão no GC e GP em comparação com o GFP.  À avaliação microscópica todos os grupos apresentaram resultados significativos em relação à contagem de neutrófilos, vasos sanguíneos, fibroblastos e colágeno total, porém, com melhores resultados no GP. Concluindo dessa maneira, que o grupo pomada obteve melhor resposta ao ser utilizado de forma isolada, e o grupo de associação das terapias não foi capaz de modular de forma mais eficiente o processo de cicatrização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1967452 - ADRIANA CAROPREZO MORINI
Externa ao Programa - 2160202 - ALANNA DO SOCORRO LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - DALIANE FERREIRA MARINHO
Notícia cadastrada em: 26/12/2020 22:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa