Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA TAVARES DE OLIVEIRA TEIXEIRA

DISCENTE : JANAÍNA TAVARES DE OLIVEIRA TEIXEIRA
DATA : 02/05/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet

VARIAÇÃO DAS COMUNIDADES DO PERIFÍTON EM ESTAÇÕES DE PISCICULTURA EXPERIMENTAIS NO OESTE DO PARÁ, AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL

parâmetros; amônia; algas; tanques; hidroponia

As comunidades do perifíton são essenciais ao equilíbrio e metabolismo de ambientes aquáticos, são organismos de fundamental relevância, são base da cadeia alimentar, transferem energia aos demais níveis tróficos e são produtores primários responsáveis pela liberação de oxigênio para o ambiente. Levando em consideração a relevância dessas comunidades para o ecossistema natural torna-se importante a aplicação de estudos sobre as variáveis abióticas e como elas podem regular o desenvolvimento desta comunidade de organismos. O objetivo deste estudo é determinar a variação das comunidades perifíticas em estações de piscicultura experimentais no Oeste do Pará, Amazônia Central, Brasil, comparando tanques com hidroponia e sem hidroponia. Foram inseridos substratos artificiais durante quatro meses em tanques experimentais para colonização do perifíton, após a colonização por 30 dias os substratos foram raspados e fixados em Lugol, a contagem das algas é realizada através do método de Utermohl. Também foram realizadas análises semanais dos parâmetros físico-químicos: oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, temperatura, transparência, amônia e nitrito, os parâmetros foram mensurados através de aparelho multiparâmetros portátil (SensoDirect 150) e disco de Secchi, compostos nitrogenados pelo método de fotometria. Cada tanque contém 1000 alevinos de Colossoma macropomum (Tambaqui), os tanques estão situados na Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus de Oriximiná, sendo dois tanques Tratamento (T1 e T2) com hidroponia da espécie Acmella oleracea (Jambú) e dois tanques Controle (C1 e C2) sem hidroponia. Os dados dos parâmetros físico-químicos e das análises do material perifítico são organizados e tabulados no programa Past 4.09 a partir do qual foram elaborados gráficos de linha, gráficos de Box plot, gráficos de PCA-Análise de Principais Componentes e serão determinados os seguintes índices; Abundância, Riqueza e Diversidade de Shannon. Os resultados do test t mostraram que não houve diferença estatística significativa entre os tanques Tratamento e Controle para a maioria dos parâmetros físico-químicos estudados, com exceção dos parâmetros transparência da água e nitrito que apresentaram diferença estatística significativa com p<0.05 entre os tanques Tratamento e Controle. Conclui-se que a espécie Acmella oleracea (Jambú) em hidroponia pode ter sido responsável por assimilar o composto nitrogenado nitrito e causar redução nos seus valores nos tanques Tratamento, em contrapartida, a hidroponia parece não ter sido capaz de reduzir valores de amônia e melhorar os demais parâmetros físico-químicos da água neste sistema de cultivo.

Interno - 2394508 - GUSTAVO HALLWASS
Externo ao Programa - 1544196 - DIEGO MAIA ZACARDI