Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DA SILVA EVANGELISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO DA SILVA EVANGELISTA
DATA : 15/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 210 B - NSA
TÍTULO:

Cadastrar

Avaliação comparativa da resistência ao carrapato Rhipcephalus (Boophilus) microplus entre bovinos taurinos (Bos taurus taurus), bovinos zebuínos (Bos taurus indicus) e bubalinos (Bubalus bubalis)


PALAVRAS-CHAVES:

Cadastrar

Palavra chave: Carrapato, Búfalo, Nelore, susceptibilidade, resistência do hospedeiro


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Cadastrar

Objetiva-se avaliar comparativamente a resistência de bovinos taurinos e zebuínos e de bubalinos ao carrapato do boi (Rhipicephalus microplus). Serão utilizados 18 bovídeos, sendo 6 taurinos, 6 zebuínos e 6 bubalinos. Todos os animais serão infestados artificialmente com 0,2 g de larvas a partir de colônia de R. microplus (4 mil larvas) em câmara de infestação e serão acompanhados por 30 dias. Os animais serão observados diariamente para verificação das condições da câmara de infestação e status de saúde. Adicionalmente serão realizadas avaliações hematológicas e bioquímicas no dia zero, antes da infestação e sete, 14, 21 e 30 dias após a infestação. Será determinada a taxa de sucesso de infestação em todo ciclo de vida do carrapato verificando-se quantos carrapatos adultos conseguem chegar a fase reprodutiva a partir de um número fixo de larvas infestadas. As teleóginas ingurgitadas coletadas após a infestação serão mantidas em ambiente controlado até a oviposição, quando os ovos serão pesados e separados em seringas para determinação da eclodibilidade e será então calculado o índice de reprodução estimado. A resistência do hospedeiro será determinada de acordo com recomendação clássica, calculada pela porcentagem média de larvas que falharam em se desenvolver em uma fêmea adulta ingurgitada, sendo os bovídeos classificados em altamente resistentes, ou com moderada, baixa ou muito baixa resistência. Os três grupos genéticos serão comparados em função das variáveis obtidas por meio de ANOVA e teste de Tukey.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1835418 - KEDSON ALESSANDRI LOBO NEVES
Externo à Instituição - THIAGO ROCHA MOREIRA - UNAMA
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 22:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa