Banca de DEFESA: AMANDA CAROLINA PEDRO DOS SANTOS

DATA : 29/07/2022
LOCAL: video conferência

RESÍDUOS DE MERCÚRIO EM PEIXES COMERCIAIS CONSUMIDOS NA PAN AMAZONIA

Mercúrio peixes comerciais, Pan-Amazônia.

Diante a alta demanda do consumo de peixes pela população da Amazônia, associado a problemática da contaminação dos recursos hídricos e da biota aquática, por metais, há a necessidade de se avaliar os níveis de mercúrio em alimentos consumidos localmente tal como o pescado. E estudos que reúnam trabalhos pretéritos para avaliações do cenário de contaminação mercurial são relevantes na direção de contribuir com o monitoramento da segurança alimentar regional. Portanto esta pesquisa têm o intuito de avaliar os níveis de concentração de mercúrio nos peixes comerciais mais consumidos na Pan-Amazônia, assim como estabelecer um índice de ingestão diária aceitável para resíduos mercúrio, a partir de dados secundários. Assim esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sistemática a partir do levantamento de dados e informações em diferentes bases de dados eletrônicas científicas para o período de 1997 a 2021, realizada por meio de descritores relacionados aos resíduos de mercúrio em peixes comerciais consumidos na Pan-Amazônia. Conclui-se que entre espécies comerciais de peixes consumidas na Pan-Amazônia no período consultado, apenas as espécies carnívoras (0,42 µg/g) encontraram-se no limiar da zona de segurança alimentar preconizada pela Organização Mundial da Saúde. A média de concentrações encontrada para as espécies carnívoras foi de 0,616 µg/g-1, para onívoro 0,299 µg/g-1 e Zooplanctofágos 0,411 µg/g-1, herbívoro 0,120 µg/g-1 e detritívoro 0,096 µg/g-1. O que representa um aumento 623,9% em relação ao nível trófico (detritívoroècarnívoro), mostrando o grande potencial de bioacumulação nas espécies topo de cadeia e a biomagnificação ocorrida entre um elo e outro.  Dentre os níveis tróficos apenas os detritívoros e herbívoros não apresentaram concentrações acima de 0,5 μg/g–1 demonstrando serem os grupos mais seguros em relação às concentrações de mercúrio, sendo estas espécies consideradas como opções seguras para o consumo humano. Todavia é relevante atentar à respeito do risco da frequência que esse alimento é ingerido, uma vez que o mercúrio é um elemento com alto poder de acumulação e que mesmo em baixas concentrações, o seu consumo frequente pode ser prejudicial à saúde. Ademais, o Quociente de Risco mostrou que o consumo de espécies carnívoras e onívoras apresenta grandes riscos à saúde. O que traz a possibilidade de efeitos adversos, onde uma alta exposição ao Hg, mesmo que ocasional, pode contribuir significativamente para o aumento do risco de patologias neurológicas em indivíduos que estão sendo cronicamente expostos a este elemento.

Presidente - 1836832 - RUY BESSA LOPES
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA