Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA DA SILVA PEIXOTO

DISCENTE : ANDREZA DA SILVA PEIXOTO
DATA : 05/06/2023
LOCAL: Sala virtual

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS E PROSPECÇÃO DO POTENCIAL ENZIMÁTICO DE BACTÉRIAS AMBIENTAIS

Resistência. Antimicrobianos. Potencial enzimático. Hidrocarbonetos

Para além da resistência antimicrobiana, os microrganismos também são amplamente testados quanto a capacidade de produção de enzimas, sendo uma das mais importantes fontes de matéria-prima utilizadas em processos biotecnológicos. O objetivo deste estudo será de caracterizar o perfil de resistência a antimicrobianos e avaliar o potencial na produção de enzimas de Corynebacterium spp. e Clostridium spp. Para isso, serão utilizadas cepas de ambos os gêneros de fontes ambientais de diferentes matrizes: arraias (Chondrichthyes: Potamotrygoninae), solo com e sem manipueira, água de bacia e microbacia da região de Santarém, e de macrófita (Eichhornia spp.). As cepas provenientes dessas matrizes serão escolhidas de forma randômica. Após a escolha, as cepas serão identificadas por método molecular, com análise de PCR e extração de DNA. Posteriormente, serão realizados os testes de perfil de resistência a antimicrobianos pelo método de Kirby-Bauer através da técnica de difusão em disco. Para os testes de potencial enzimático, será verificado a produção de quatro tipos de enzimas: amilase, celulase, ligninase e protease, através de meios específicos. Ainda em continuidade com os testes, será avaliado o potencial das cepas de degradar hidrocarbonetos através do meio Ágar Sabourad-Petróleo. Será avaliada a atividade antagônica e determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos extratos bacterianos Corynebacterium spp. e Clostridium spp. pelo método de microdiluição em placa. Os resultados esperados em relação ao perfil de resistência bacteriana, especialmente para os gêneros Corynebacterium spp. e Clostridium spp. onde há relativamente poucos estudos sobre espécies de fontes ambientais, espera-se encontrar diferentes perfis de resistência entre as amostras, haja visto que são provenientes de diferentes substratos. Em relação a produção de enzimas, degradação de hidrocarbonetos e atividade antagônica por bactérias ambientais, haja visto que essas bactérias são provenientes da região amazônica, em que subside uma importante fonte de descobertas para a comunidade científica, espera-se encontrar resultados promissores nos objetivos a serem estudados.

Presidente - 1334145 - GRACIENE DO SOCORRO TAVEIRA FERNANDES
Interno - ***.020.516-** - MATEUS DE SOUZA TERCETI - UFMG