Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYZA BEATRIZ BARROSO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYZA BEATRIZ BARROSO FERREIRA
DATA : 31/07/2023
HORA: 13:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS DE ABELHAS SEM FERRÃO (Scaptotrigona nigrohirta) NA CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS EM CODORNAS JAPONESAS ( Coturnix Coturnix japonica)


PALAVRAS-CHAVES:

Própolis; reparação tecidual; anti-inflamatória; processo cicatricial ; aves;


PÁGINAS: 31
RESUMO:

A cicatrização é um dos processos mais estudados e, ao longo do tempo, o homem desenvolveu diversas técnicas e substâncias  para otimizar a reparação tecidual. Dentre estes, a Terapia tópica vem ganhando destaque como uma opção de tratamento segura e eficaz, que oferece muitos benefícios em relação a métodos mais invasivos. A utilização da própolis como terapia tópica vem sendo utilizada frequentemente na área da medicina humana e animal, com obtenção de bons resultados, principalmente quando utilizada como antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante. O objetivo do estudo será avaliar a eficácia do extrato alcoólico de própolis de abelhas sem ferrão na cicatrização de lesões cutâneas em codornas japonesas. Serão utilizadas 20 codornas japonesas adultas, fêmeas, da espécie Coturnix coturnix japônica, na qual serão distribuídas aleatoriamente em cinco grupos: A, B, C, D e E. Será coletado a própolis da espécie: Scaptotrigona nigrohirta, do Meliponário do setor de Meliponicultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e posteriormente será feita a fabricação do extrato hidroalcoólico. Será realizada a indução de uma lesão na região peitoral das aves, e posteriormente o extrato de própolis (experimental) será aplicado sobre a ferida diariamente, sempre no mesmo período do dia, durante 21 dias. Os testes sobre os aspectos microscópicos serão realizados nas aves dos grupos A, B ,C e D, respectivamente nos dias três, sete, quatorze e vinte e um, após a incisão do ferimento. Os exames macroscópicos específicos das lesões serão descritos a partir dos resultados observados no grupo E.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1967452 - ADRIANA CAROPREZO MORINI
Externa ao Programa - 2140955 - ALINE PACHECO - nullInterna - 2383549 - GUSTAVO DA SILVA CLAUDIANO
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 07:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa