Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLA DE OLIVEIRA BÊTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLA DE OLIVEIRA BÊTA
DATA : 29/01/2024
HORA: 17:00
LOCAL: sala 212C
TÍTULO:

DINÂMICA FOLICULAR E PERFIL DE PROGESTERONA E ESTRÓGENO EM NOVILHAS NELORE E MURRAH PRÉ PUBERES SUBMETIDAS A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)


PALAVRAS-CHAVES:

biotecnologia, reprodução, hormônios, novilhas, bubalinos.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa será avaliar a dinâmica folicular e o perfil dos hormônios progesterona (P4) e estradiol (E2) em novilhas Nelores pré púberes e novilhas Murrah pré púberes, empregando o uso da biotecnologia de inseminação artificial em tempo fixo. Serão utilizadas 6 novilhas da raça Nelore e 6 novilhas da raça Murrah para realização deste experimento. O protocolo de IATF que será utilizado consiste em implante intravaginal com 0,5mg de progesterona, em novilhas prè-puberes Nelore e Murrah. As 6 fêmeas Nelore receberão o protocolo hormonal para sincronização da ovulação, no dia inicial do protocolo (D0) será realizado a inserção de um dispositivo intravaginal impregnado com 0,5mg de progesterona (DIB®, Zoetis, São Paulo, Brasil) e aplicação de 2ml de benzoato de estradiol (BE) (Bioestrogen®, Biogénesis Bagó, Curitiba, Brasil) via intramuscular (IM) e 1,0ml de prostaglandina (Lutalyse®, Zoetis, São Paulo, Brasil). No (D8) o implante será removido e serão aplicados 0,5ml de cipionato de estradiol (E.C.P.®, Zoetis, São Paulo, Brasil), 2,5mg de prostaglandina (Lutalyse®, Zoetis, São Paulo, Brasil), 300UI de eCG (Novormon®, Zoetis, São Paulo, Brasil) via IM. No (D10) as novilhas Nelores serão inseminadas no período da tarde, 48 a 56 horas após a retirada do dispositivo. As 6 fêmeas Murrah receberão o protocolo hormonal para sincronização da ovulação, no dia inicial do protocolo (D0) será realizado no período da tarde a inserção de um dispositivo intravaginal impregnado com 0,5mg de progesterona (DIB®, Zoetis, São Paulo, Brasil) e aplicação de 2ml de benzoato de estradiol (BE) (Bioestrogen®, Biogénesis Bagó, Curitiba, Brasil) via intramuscular (IM) e 2,5mg de prostaglandina (Lutalyse®, Zoetis, São Paulo, Brasil), No (D9) pelo período da tarde o implante será removido, e 2,5mg de prostaglandina (Lutalyse®, Zoetis, São Paulo, Brasil), 400UI de eCG (Novormon®, Zoetis, São Paulo, Brasil) via IM. No (D11) serão aplicados 2,5ml de GnRH Tec-relin Gnrh (Licerilina) - Tecnopec. No (D12) as novilhas Nelores serão inseminadas no período da manhã. Durante o protocolo de IATF as novilhas Nelores e Murrah serão submetidas a coleta de sangue para dosagem hormonal de progesterona e estradiol. Em novilhas Nelores a coleta será realisada no D8 e D10 pela punção da veia jugular, e em novilhas Murrah a coleta será realizada no D9 e D12 pela punção da veia jugular. Será realizado tambem durante o protocolo de inseminaçao a avaliaçao da dinamica folicular das novilhas que consistirá no acompanhamento através de ultrassonografia para acompanhar o desenvolvimento dos foliculos e determinar o horário que irá ocorrer a ovulação que será estabelecido como a hora do exame, no qual ocorrerá o desaparecimento do folículo ovulatório (ovulação).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835418 - KEDSON ALESSANDRI LOBO NEVES
Interno - 1843993 - ANTONIO HUMBERTO HAMAD MINERVINO
Externa ao Programa - 2140955 - ALINE PACHECO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 18/01/2024 09:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa