Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DA SILVA LIMA

DISCENTE : DANIEL DA SILVA LIMA
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Tapajós

EPIDEMIOLOGIA DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A AGROTÓXICOS EM TRÊS MESOREGIÕES NO ESTADO DO PARÁ: ZONA METROPOLITANA DE BELÉM, NORDESTE PARAENSE E SUDESTE PARAENSE

Defensivos agrícolas; Intoxicação; Notificações

Os agrotóxicos representam um grande risco à saúde pública, especialmente os domiciliados em áreas rurais e peri-urbanas do Estado do Pará. O objetivo deste trabalho é descrever a evolução epidemiológica espaço-temporal de populações expostas a agrotóxicos em três mesorregiões do estado do Pará entre 2000 a 2023. Pretendemos, portanto, quantificar a evolução temporal, bem como, relacioná-la a indicadores sociais e de saúde pública constantes nas fichas de intoxicação exógena adotada pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará e no sistema DATASUS, a fim de melhor compreender os fatores e os riscos associados a saúde das populações expostas. Tais indicadores são: faixas etárias; escolaridade; sexo; raça; ocupação; grupo de uso dos agrotóxicos; tipo de exposição; via de exposição; tempo decorrido entre a exposição e o atendimento; local da exposição; posição geográfica da exposição; diagnóstico; número de intoxicações confirmadas; número de reações  adversas; evolução do caso e ano da notificação.  O presente estudo abarcará os registros de intoxicação exógena por agrotóxicos em um período de vinte anos, ou seja 2002 a 2023, em mesorregiões do Estado do Pará, quais sejam a mesorregião metropolitana de Belém, a mesorregião do nordeste paraense e a mesorregião do sudeste paraense. Estas três mesorregiões totalizam 54 municípios. Os dados deste estudo serão retirados da base de dados do SINAN e da Secretaria Estadual de Saúde do Pará – SESPA.   SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), disponibilizadas pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados inicialmente serão submetidos a uma análise estatística exploratória e posteriormente serão tratados por meio de análise descritiva para avaliar a evolução temporal e multivariada para avaliar a espacialidade da exposição frente a indicadores sociais e de saúde pública.

Presidente - 1836832 - RUY BESSA LOPES
Interno - 2394508 - GUSTAVO HALLWASS