Banca de DEFESA: DANILMA PAIVA DE SOUZA

DISCENTE: DANILMA PAIVA DE SOUZA
DATA: 05/12/2018
LOCAL: ICED - sala R8
TÍTULO: A Sequência Didática como recurso metodológico no ensino de Língua materna a partir das proposições das Olimpíadas de Língua Portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Gênero textual. Ensino-aprendizagem. Olimpíada de Língua Portuguesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: EEste trabalho está vinculado ao Grupo de Estudo Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na escola – LELIT e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras. Objetiva analisar, a partir de Sequências Didáticas produzidas por professores de Língua Portuguesa no âmbito da OLP, que concepções de ensino de língua têm servido de base para o ensino de Português na escola; o que se entende por sequência didática e quais as implicações para seu ensino/aprendizagem. Para isso, constituímos um corpus de doze propostas de sequência didática produzidas por professores da educação básica, disponibilizadas na web em ambientes externos e internos ao Portal Escrevendo o Futuro, propostas que visam ao ensino de gêneros circunscritos à OLP, considerando que esta tem servido de significativo referencial para as aulas de Língua Portuguesa nas escolas públicas brasileiras. Encontramos nestas propostas a intenção de discutir uma nova visão para as práticas de ensino de LP; com isso, trazemos para compor este cenário de possibilidades, as propostas de ensino a partir do texto e as que tem o gênero como objeto de ensino. Estudamos ainda os conceitos defendidos pela equipe de Didática de Línguas da Escola de Genebra na proposição das Sequencias Didáticas, que tem em Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly seus principais representantes, bem como trabalhos que resultam da adaptação do modelo de SD para a realidade educativa brasileira. Os resultados revelam divergências entre o modelo original das SDs e as propostas produzidas por muitos professores.
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS