Banca de DEFESA: WILDER MAX VIEIRA DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILDER MAX VIEIRA DOS SANTOS
DATA: 06/12/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: NARRATIVAS AMAZÔNICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM A LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; Proposta de ensino; Literatura Brasileira;
Expressão Amazônica; Narrativas Amazônicas.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Em face da importância da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, esta
dissertação teve como objetivo apresentar e desenvolver uma proposta de ensino
constituída de uma sequência de atividades interventivas que auxiliem na formação
de leitores nessa perspectiva da língua, a partir de um trabalho com as narrativas
amazônicas, através de práticas de leitura, oralidade, produção textual escrita e
análise literária em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista
teórico, a importância dessa proposta está em conceber o trabalho com a literatura a
partir de uma perspectiva regional, no sentido de se desconstruir paradigmas e
preconceitos com a cultura local, expressos através das desigualdades sociais e
educacionais, historicamente construídas. Do ponto de vista social e prático, esta
dissertação permitiu verificar que o trabalho com a literatura brasileira de expressão
amazônica pode atender às reais necessidades dos alunos do Ensino Fundamental,
notadamente do 9o ano. Desta forma, o trabalho se orientou por uma metodologia que
se materializou inicialmente na pesquisa bibliográfica, em busca de referencial teórico
e de estudiosos da área que fundamentassem a pesquisa. Posteriormente, foi
elaborada e aplicada a proposta de ensino, cujos resultados foram considerados
satisfatórios, na medida em que os alunos demonstraram que adquiriram novos
conhecimentos e se perceberam como parte do processo. Assim, tal proposta se
constitui como um produto didático pedagógico que pode ser flexível, considerando a
realidade de cada ambiente escolar. Dessa forma, esperamos contribuir para o
sucesso dos alunos no Ensino Fundamental, favorecendo a eles não só a construção
de sua formação leitora, mas sobretudo a gradual evolução de sua consciência
literária.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Presidente - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Externo à Instituição - FRANCISCO EDSON SOUSA DE OLIVEIRA - UNAMA
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 09:02