Banca de DEFESA: WILDER MAX VIEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: WILDER MAX VIEIRA DOS SANTOS
DATA: 06/12/2017
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: NARRATIVAS AMAZÔNICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM A LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; Proposta de ensino; Literatura Brasileira; Expressão Amazônica; Narrativas Amazônicas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Em face da importância da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, esta dissertação teve como objetivo apresentar e desenvolver uma proposta de ensino constituída de uma sequência de atividades interventivas que auxiliem na formação de leitores nessa perspectiva da língua, a partir de um trabalho com as narrativas amazônicas, através de práticas de leitura, oralidade, produção textual escrita e análise literária em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista teórico, a importância dessa proposta está em conceber o trabalho com a literatura a partir de uma perspectiva regional, no sentido de se desconstruir paradigmas e preconceitos com a cultura local, expressos através das desigualdades sociais e educacionais, historicamente construídas. Do ponto de vista social e prático, esta dissertação permitiu verificar que o trabalho com a literatura brasileira de expressão amazônica pode atender às reais necessidades dos alunos do Ensino Fundamental, notadamente do 9o ano. Desta forma, o trabalho se orientou por uma metodologia que se materializou inicialmente na pesquisa bibliográfica, em busca de referencial teórico e de estudiosos da área que fundamentassem a pesquisa. Posteriormente, foi elaborada e aplicada a proposta de ensino, cujos resultados foram considerados satisfatórios, na medida em que os alunos demonstraram que adquiriram novos conhecimentos e se perceberam como parte do processo. Assim, tal proposta se constitui como um produto didático pedagógico que pode ser flexível, considerando a realidade de cada ambiente escolar. Dessa forma, esperamos contribuir para o sucesso dos alunos no Ensino Fundamental, favorecendo a eles não só a construção de sua formação leitora, mas sobretudo a gradual evolução de sua consciência literária.
Interno - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Presidente - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO