Banca de DEFESA: GICELE MONTEIRO DOS SANTOS

DISCENTE: GICELE MONTEIRO DOS SANTOS
DATA: 05/12/2017
LOCAL: UFOPA Campus Rondon
TÍTULO: COESÃO E COERÊNCIA NOS DESCRITORES DA PROVA BRASIL: A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Descritores, Leitura, Coesão e Coerência
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A matriz não contempla todo o currículo escolar de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental, como 6º e 9º ano respectivamente. Na verdade é feito um recorte com base no que é possível avaliar nessas áreas do conhecimento, considerando o que é representativo dos currículos vigentes no Brasil. No âmbito da Língua Portuguesa, a Matriz de Referência está estruturada como foco na leitura, para avaliar as competências e as habilidades definidas nos descritores, que se constituem como uma associação entre conteúdos curriculares e operações men­tais desenvolvidas pelo aluno, por isso servem de referência para seleção dos itens que devem compor a avaliação. Para melhor entendimento sobre os tópicos e descritores exigidos na Prova Brasil, é importante a apresentação da Matriz de Referência.
Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interno - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA