Banca de DEFESA: JOSÉ GUILHERME COUTO SARRAZIN

DISCENTE: JOSÉ GUILHERME COUTO SARRAZIN
DATA: 19/05/2017
LOCAL: UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - CAMPUS RONDON, SALA H303
TÍTULO: Leitura, literatura e quadrinho: proposta pedagógica para aulas de Português, usando histórias em quadrinhos de clássicos da Literatura Brasileira, na Escola São Francisco – Óbidos – PA.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Literatura. História em Quadrinhos. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente estudo está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, na Linha de Pesquisa Leitura e Produção Textual: Diversidade Social e Prática Docente. Trata do tema Leitura de Histórias em Quadrinhos e traz como subtema Leitura, Literatura e Quadrinho: Proposta Pedagógica para Aulas de Português, usando Histórias em Quadrinhos Investiga o uso das Histórias em Quadrinhos como material pedagógico, em aulas de Língua Portuguesa, observando o trabalho da leitura no contexto escolar realizada pelos alunos, bem como a concepção conferida a esse gênero pelos docentes de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para então propor possibilidades de intervenção pedagógica com a intenção de inovar o ensino de Língua Portuguesa, mediado pela leitura de quadrinhos. A pesquisa foi realizada sob o pressuposto teórico etnográfico escolar e pode ser considerada quanto ao seu objetivo como pesquisa exploratória, do tipo Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental, da esfera municipal de ensino, localizada no meio urbano, na cidade de Óbidos- PA. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 01 professor de Língua Portuguesa e 32 alunos de uma turma do 9º Ano da manhã. Foram utilizados para a produção dos dados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e exploratória, observação participante e questionários semiestruturados. Durante a aplicação do projeto de intervenção, realizamos um estudo sobre quadrinhos e propomos a leitura da obra Dom Casmurro no formato original e em quadrinhos. Observamos que os alunos ficaram entusiasmados em participar deste trabalho. Após a análise dos dados e a aplicação do projeto de intervenção, a presente pesquisa revelou que as HQ podem ser consideradas como um valoroso material pedagógico, pois auxilia a conquista dos alunos no processo de leitura e no desenvolvimento de suas habilidades leitoras.
Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA