Banca de DEFESA: UDIRLEI ANDRADE DA SILVA

DISCENTE : UDIRLEI ANDRADE DA SILVA
DATA : 17/06/2019
LOCAL: UFOPA Campus Rondon

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA – uma proposta de ensino por meio do gênero reportagem na sala de aula

seguência didática, ensino, língua portuguesa

Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da Sequência Didática como incentivo à Leitura e à escrita, a partir da utilização do gênero reportagem em sala de aula. Para isso, vamos verificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos que têm prejudicado a prática da leitura e da escrita; Identificar os motivos que provocaram as dificuldades de leitura e de escrita enfrentadas pelos estudantes; utilizar uma Sequência Didática visando à produção escrita por meio do gênero reportagem cultural, destacando o Festival das Tribos de Juruti (Festribal) – uma das maiores manifestações culturais do Pará; apresentar as estratégias de leitura a fim de contribuir com a leitura, produção oral e escrita dos estudantes; produzir uma Revista Impressa sobre Festival das Tribos de Juruti (Festribal). Metodologicamente, iremos partir de um Projeto de Intervenção que será aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Albuquerque de Lima, com alunos da 3ª e da 4ª etapas, turno noturno. Serão utilizadas a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly, a partir do gênero textual Reportagem Cultural, com a aplicação de estratégias de leitura visando à produção de uma Revista Impressa sobre o Festribal.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS