Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILEIDE COSTA RODRIGUES

DISCENTE : FRANCILEIDE COSTA RODRIGUES
DATA : 22/07/2019
LOCAL: SALA H302 - ICED - CAMPUS RONDON

LEITURA DE CONTOS DA LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: FRUIÇÃO, CONHECIMENTO  E VALORIZAÇÃO CULTURAL

Literatura Brasileira de Expressão Amazônica; leitura literária; contos amazônicos; escritores paraenses; cultura amazônica

A presente pesquisa nasceu da inquietação da professora-pesquisadora ao constatar a ausência de atividades de leitura com textos de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no fundamental maior (6º ao 9º ano). E, principalmente, de que forma esses textos seriam trabalhados a fim de que os alunos melhorassem seu desempenho como leitores. Além disso, será possível verificar como a leitura desses textos poderia contribuir para a aquisição de conhecimentos e valorização da cultura deles. Como atividades de intervenção na sala de aula, foi desenvolvido um projeto de leitura composto de nove oficinas, focado na leitura de contos de literatura de Expressão Amazônica, a ser aplicado em uma turma de 9º ano, na cidade de Monte Alegre. Assim, esta pesquisa qualitativa participante tem por objetivo estimular a leitura em alunos do ensino fundamental, usando para isso textos literários de três escritores paraenses que ressaltem os elementos da cultura amazônica, promovendo, dessa forma, maior identidade dos alunos com os textos lidos. Para isso, este estudo foi fundamentado nos pressupostos de alguns teóricos do assunto, como Antunes, Abreu, Britto, Candido, Cosson e Colomer, e em pesquisas já realizadas no âmbito do Mestrado Profletras/Ufopa/UFPA sobre o tema.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO