Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLUANE CRUZ RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLUANE CRUZ RODRIGUES
DATA : 18/11/2019
HORA: 16:00
LOCAL: R8
TÍTULO:

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: ALIANDO TEORIA À PRÁTICA



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, gramática, Funcionalismo.



PÁGINAS: 38
RESUMO:

No ensino fundamental temos nos deparado com uma prática em sala de aula que ainda trabalha o ensino de língua sob a perspectiva da gramática tradicional, em que há o estudo das estruturas gramaticais de forma isolada, sem considerar a língua em uso e as motivações para os fatos linguísticos. Essa prática, infelizmente, contribui pouco para a formação de sujeitos capazes de interagir de modo eficiente por meio da linguagem. Diante dessa questão, pesquisa-se nesse trabalho como aproximar a linguística à prática cotidiana em sala de aula, sobretudo na perspectiva da linguística funcional. Para tanto, apresentamos um trabalho com 3 capítulos em construção. No primeiro fazemos, um apanhado acerca do funcionalismo linguístico afim de obter conhecimento teórico para construção de um caderno pedagógico que traga sugestões para o ensino de Língua Portuguesa, possibilitando uma prática que se faça para além das nomenclaturas da estrutura gramatical, buscando no contexto discursivo, explicar as regularidades presentes na língua nossa de todo dia. O segundo refere-se ao ensino de língua portuguesa, com destaque para apresentação de atividades que evidenciam como o mesmo vem sendo desenvolvido em nossa sala de aula; O terceiro capítulo apresentará proposta de atividades para composição de um caderno pedagógico, focando no 6 º ano do ensino fundamental, turmas em que desenvolvo minha prática docente.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externa ao Programa - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 11/11/2019 17:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2inst1