O ENSINO DA CRÔNICA NA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensino de Língua, Crônica, Leitura e escrita, Olimpíada de Língua Portuguesa
Esta pesquisa, participante e qualitativa, está vinculada ao Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Tem por objetivo verificar como, considerando os parâmetros pedagógicos contemporâneos em que o professor é protagonista do processo de ensino, produzir propostas didático-pedagógicas que permitam o desenvolvimento intelectual linguístico e estético literário do aluno por meio do trabalho com a crônica. Nesse propósito, considerando a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa - OLP, por ser um programa de âmbito nacional, referência no trabalho com ensino de gêneros e, neste caso, tendo a crônica como elemento articulador do ensino de língua, organizamos um plano de intervenção com as Sequências Didáticas -SDs propostas pela OLP, do programa Escrevendo o futuro, no caderno do professor: A ocasião faz o escritor. A intervenção foi desenvolvida em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Belterra-PA, no período de abril a agosto de 2019. A pesquisa consta de análise do percurso realizado no trabalho interventivo, da oficina de apresentação do programa, dos trabalhos com leitura e escrita até a escolha do texto para representação da escola no certame, visando compreender, dentre outras coisas, o que se aprende, quando e em que condição escolar se aprende a produzir textos como a crônica.