Banca de QUALIFICAÇÃO: IZANEIDE BENTES ALVARENGA DIAS

DATA : 15/12/2020
LOCAL: Remota - RNP

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO : A produção textual na BNCC

Educação escolar, BNCC, Ensino de Língua Portuguesa, Produção textual.

Na busca de uma educação escolar sem deficiências, homogeneizada, padronizada e “para todos”, o governo institui em 2017, a Base Nacional Comum Curricular/BNCC que norteará o processo de ensino e aprendizagem em todo país. A BNCC é lei, tem caráter normativo e é implantada como referência para os sistemas de ensino no âmbito da formação curricular e como parâmetro de avaliação. Na área de linguagens, a BNCC ratifica os direcionamentos traçados pelos PCN e se estabelece como referência para a formação curricular. Assume a concepção de linguagem como forma de ação e interação no mundo, tendo um sujeito constituído por práticas de linguagens, capaz de “fazer e saber fazer”. O texto apresentado à qualificação busca responder o seguinte questionamento: “De que forma a produção textual emerge ou é compreendida na Base nacional Comum Curricular/BNCC, que contributos e implicações dessa concepção para a organização do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e para a prática efetiva de sala de aula?” A dissertação é de cunho documental e organiza-se em quatro seções; a primeira denominada “Educação, escola e ensino de Língua Portuguesa”, em que traço em linhas gerais essas concepções linguísticas e educacionais, questões do ensino de língua portuguesa escola e a concepção de texto; a segunda, intitulado “O ensino de Língua Portuguesa sugerido pela BNCC” – uma análise descritiva da BNCC, sua composição, conceitos, práticas de linguagens e campos de atuação em que é proposto o ensino de língua portuguesa para o ensino fundamental de 6º ao 9º anos, bem como, a compreensão e o debate acerca da produção textual que se dissemina na Base e no cenário pedagógico; e a terceira, “Prática docente e a BNCC” em que analiso os descritores de Língua Portuguesa do 6ºao 9º anos associados a minha prática de sala de aula, no eixo produção textual, observando desafios, implicações, conflitos, contextos e inovações para assim constatar na pesquisa se a BNCC proporciona uma emancipação para o ensino da língua portuguesa.

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS