Banca de DEFESA: LOURIVANIA DA SILVA EVARISTO

DISCENTE : LOURIVANIA DA SILVA EVARISTO
DATA : 31/12/2020
LOCAL: Defesa remota pelo sistema Google meet

O ENSINO DA CRÔNICA NA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino de Língua, Crônica, Leitura e escrita, Olimpíada de Língua Portuguesa

Esta pesquisa, participante e qualitativa, está vinculada ao Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Tem por objetivo propor um ensino reflexivo de Língua Portuguesa no sentido de desenvolver conhecimentos e capacidades intelectivas de leitura e escrita dos alunos com o gênero crônica. Nesse propósito, considerando a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa - OLP, por ser um programa de âmbito nacional, referência no trabalho com ensino de gêneros e, neste caso, tendo a crônica como elemento articulador do ensino de língua, organizamos um plano de intervenção com as Sequências Didáticas -SDs propostas pela OLP, do programa Escrevendo o futuro, no caderno do professor: A ocasião faz o escritor.  A intervenção foi desenvolvida em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Belterra-PA, no período de abril a agosto de 2019.  A pesquisa consta do relato de todo o percurso realizado no trabalho interventivo, enfatizando a oficina de apresentação do programa, dos trabalhos com leitura e escrita até a escolha do texto para representação da escola no certame, visando compreender, dentre outras coisas, o que se aprende, quando e em que condição escolar se aprende a produzir textos como a crônica. Os resultados demonstraram que o trabalho com a crônica no 8º do ensino fundamental, por meio das oficinas propostas pela OLP, foi bem aceito pelos alunos, motivando-os a ler e produzir textos. A experiência revelou que as aulas de Língua Portuguesa devem ser o momento e o lugar em que a leitura e a produção textual devem ter a primazia e servir como ponto de partida para as demais atividades e que o professor deve mediar essas atividades em todas as etapas. Portanto, neste estudo foi pensado o ensino na perspectiva interativa, sendo o aluno o protagonista da história e de si e, para isso, vinculado à estrutura de um grande projeto que é a Olimpíada de Língua Portuguesa – OLP.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA