Banca de DEFESA: ADEILSON LIMA DA SILVA

DISCENTE : ADEILSON LIMA DA SILVA
DATA : 01/02/2022
LOCAL: UFOPA

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCRITA ESCOLAR: O USO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM TEXTOS COM DIFERENTES GRAUS DE MONITORAÇÃO.

Letras, Variação, Linguística, Língua Portuguesa

Neste trabalho investigamos o uso do objeto direto anafórico de 3º pessoa como fenômeno variável na escrita escolar e apresentamos uma proposta didática para se trabalhar as variantes pronome reto, pronome clítico, objeto nulo e sintagma nominal anafórico como possibilidades de uso de objeto direto anafórico que os alunos podem reconhecer na leitura e usar na produção de textos com diferentes graus de monitoração. A proposta didática se baseia na teoria defendida por Vieira (2018) que diz que para um trabalho eficiente no ensino de gramática há de se fazer a conjugação de três eixos de aplicação, integrando, sempre que possível, a reflexão linguística ao plano textual e a complexidade da variação linguística. Este estudo está alicerçado também em teóricos como Bagno (2007); Franchi (2006); Zilles e Faraco (2015); Martins, Vieira e Tavares (2016); Vieira (2018),Vieira e Brandão (2019) e outros que contribuem para o entendimento da língua como fenômeno variável e para um ensino reflexivo de gramática. Esta pesquisa visa mostrar que a língua é variável e que a variação linguística deve ser valorizada nas aulas de língua portuguesa. Dentro dessa visão, buscou-se, em uma pesquisa diagnóstica, investigar o uso do objeto direto anafórico na escrita formal e informal dos alunos 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Parintins-Am. Como corpus, utilizamos 46 textos produzidos pelos alunos, sendo 23 do gênero relato pessoal, considerado o texto mais informal e menos monitorado, e 23 textos do gênero notícia, considerado o texto mais formal e mais monitorado. O resultado da pesquisa diagnóstica mostrou que a maioria dos alunos da turma investigada usa mais o pronome reto como variante de objeto direto anafórico, independente do grau de formalidade do texto. Poucos alunos conhecem e usam a variante pronome clítico, considerada a variante padrão pela tradição gramatical e usada em textos mais monitorados. Além disso, constatou-se que os alunos não usam de forma consciente as variantes objeto nulo e o sintagma nominal anafórico como recursos de retomada anafórica de objeto direto de terceira pessoa. Tendo em vista esse resultado, elaborou-se uma proposta didática para se trabalhar essas variantes de objeto direto anafórico de forma a contribuir para o conhecimento dos alunos e a valorizar a variação linguística no ensino de gramática.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA