Banca de DEFESA: VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA

DISCENTE : VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: UFOPA Santarém

Narrativas orais populares: uma proposta metodológica para inserção da oralidade no ensino de língua portuguesa

Narrativas orais. Oralidade. Ensino.

Este trabalho tem por objetivo sugerir uma estratégia de ensino da modalidade oral, com a utilização das narrativas orais, para promover um ensino de Língua Portuguesa que favoreça o desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental II, de uma escola da rede estadual de ensino, do município de Parintins –Am. Essa proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas com práticas de ensino da língua que promovam a valorização da oralidade no contexto escolar, partindo da valorização do saber popular para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes. A partir de um estudo ancorado em concepções teóricas acerca da oralidade e das tradições orais no processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas análises de um questionário diagnóstico aplicado às docentes participantes da pesquisa, que buscou investigar as estratégias de ensino de oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, cujo resultado contribuiu para o desenvolvimento da proposta de intervenção. A metodologia adotada neste trabalho consiste na apresentação de uma sequência didática, como sugestão para trabalhar a modalidade oral em turmas de 7º ano do ensino fundamental. Os principais estudiosos utilizados para referenciar este estudo são: Marcuschi (2003 – 2010); Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Castilho (2000), Leal, Brandão e Lima (2012), dentre outros.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA