HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAEM TURMAS DE NONO ANO
História em Quadrinhos, Ensino de Língua Portuguesa, tiras de humor.
Este projeto de pesquisa está voltado à construção de uma proposta didática para o Ensino de Língua Portuguesa em turmas do 9º ano do ensino fundamental. O processo de ensino-aprendizagem tem como recurso didático o gênero História em Quadrinhos, em especial as charges e as tiras de humor. O objetivo principal é compreender os fenômenos morfossintáticos e semânticos da língua portuguesa através da percepção dos mecanismos de comunicação das histórias em quadrinhos. A finalidade desta proposta é fomentar um aprendizado analítico do funcionamento da língua nativa, através da compreensão dos recursos expressivos das tiras de humor. O projeto tem uma fundamentação bibliográfica pautada em teorias da Linguística Textual e em estudos recentes sobre o gênero História em Quadrinhos. O arcabouço teórico tem como base argumentativa os pressupostos de Koch (2011), Santos (2002), Kleiman (1989), Ramos (2014), Vergueiro (2010), Higuchi (2002), Mattoso Câmara Jr. (1981), Souza e Silva & Koch (2011).