Banca de DEFESA: CIRIA REGINA NASCIMENTO RODRIGUES

DISCENTE : CIRIA REGINA NASCIMENTO RODRIGUES
DATA : 27/03/2024
LOCAL: UFOPA - Instituto de Ciências da Educação (ICED)

LEITURA DE CONTOS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: A PERSONAGEM FEMININA NO CENÁRIO LITERÁRIO

Leitura. Leitura Literária. Contos de expressão amazônica. A personagem feminina. EJA.

A presente Dissertação de Mestrado intitulada: Leitura de contos de expressão amazônica: a personagem feminina no cenário literário, desenvolvida no curso do mestrado profissional em letras (PROFLETRAS) é resultado de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e reflexões acerca do ensino de leitura literária em sala de aula, pois a literatura é um direito de todos e necessária para as significações do leitor enquanto indivíduo social. A pesquisa é direcionada a estudantes da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de ensino fundamental do município de Monte Alegre-Pará. Objetiva-se com este trabalho investigar como a leitura de contos de expressão amazônica escritos por mulheres sobre a personagem feminina pode contribuir para que o aluno da EJA possa ler, compreender e interpretar as temáticas apresentadas nos contos de Maria Lúcia Medeiros e Monique Malcher, colaborando para a sua formação leitora. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa na linha de leitura e literatura com a etapa exploratória; pesquisa de campo e análise do material. Na etapa exploratória, que consiste na organização, leitura, revisão bibliográfica e seleção do material, foi construído o projeto da pesquisa e o de intervenção, que foi imprescindível para a construção das seções da dissertação. A segunda etapa efetivada foi o trabalho de campo; com a realização do trabalho conduzido pela pesquisa participante, cujo objetivo é a compreensão e interpretação das linguagens e temáticas apresentadas nos contos das contistas paraenses Maria Lúcia Medeiros e Monique Malcher, com a perspectiva de proporcionar o interesse pela leitura de obras escritas por mulheres e que falam sobre personagens femininas, o que, consequentemente, colaborará para o seu processo de formação como leitor literário reflexivo acerca de sua realidade, contribuindo também para que, através da leitura das narrativas das escritoras ora citadas, os estudantes possam ter uma leitura mais reflexiva sobre a realidade feminina retratada no gênero literário conto das referidas contistas. A partir das experiências pedagógicas da etapa da pesquisa participante, foi elaborado um caderno didático com propostas de oficinas de leitura. A proposta para as ações de ensino de leitura literária do projeto de intervenção e do caderno didático, respectivamente, intitulado Leitura de contos com personagem feminina: para ler, fruir, pensar e formar, baseia-se nas estratégias de leitura de Solé (1998) e da sequência básica de Cosson (2021). A terceira etapa do trabalho de pesquisa apresenta a análise e a interpretação dos materiais verificados no decorrer de todo o processo da pesquisa. O trabalho de pesquisa apoia-se nas ideias dos estudiosos que tratam sobre leitura e literatura como Andruetto (2017), Bértolo (2014), Britto (2012, 2015), Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2021), Lajolo (2018), Machado (2021), Silva (1999, 2011), entre outros.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA