Banca de DEFESA: IVANEIDE DA SILVA PAIXÃO

DISCENTE : IVANEIDE DA SILVA PAIXÃO
DATA : 11/04/2024
LOCAL: Webconferencia - Google meet

ATIVIDADE DIDÁTICA INTEGRADA: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Atividades Didáticas Integradas, Ensino de Língua, Interdisciplinaridade, letramento, dialogismo.

Vinculado ao Grupo de Estudos Linguísticos: Texto, Discurso e Ensino – GELTDE  e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, esta pesquisa além de trazer reflexões acerca do ensino de língua em perspectiva interdisciplinar, dialógica, interativa e reflexiva, discute também sobre gêneros discursivos e ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas – criação de Moura (2017), informada por princípios da Teoria de Bakhtin. Ao acreditar que os  gêneros discursivos são a amálgama de elementos capazes de  extrapolar o contexto da sala de aula, explorar a  dimensão social da língua na perspectiva do letramento, ampliar as capacidades linguístico-discursivas dos estudantes e capacitá-los para interagir e intervir na sociedade por meio da linguagem, apresentamos e discutimos dados e evidências que comprovam a potencialização  do ensino-aprendizagem de língua a partir da organização e realização do trabalho pedagógico em ações didáticas que integram  ciclicamente atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística – proposta metodológica denominada Atividades Didáticas Integradas (ADIs). O corpus  analisado fora obtido por meio dos dados produzidos e coletados no decorrer das ações do Projeto de Intervenção “Cá entre nós,...”, desenvolvido com os alunos do sexto e do  sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Artur Pessoa, unidade de ensino da área rural do município de Altamira-PA – fato este que confere à pesquisa, quanto ao método, a característica de participante, e qualitativa quanto a abordagem. A discussão tecida é fundamentada prioritariamente na teoria de  Bakhtin (1981, 2010) e nos estudos de outros pesquisadores como Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch e Elias (2010),  Rojo (2002), Antunes (2003), Geraldi (1997, 2012, 2003) e Moura (2021, 2018, 2017, 1978) que, como Bakhtin,  consideram  a lingua(gem)  atividade cognitiva, social e histórica,  e ajudam na compreensão e realização das ADIs. Como resultado, concluímos: à medida em que concebe  o dialogismo dos gêneros discursivos e opera  o ensino nos eixos leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística ciclicamente, potencializada pela interdisciplinaridade que lhe é inerente, as Atividades  Didáticas Integradas constituem-se numa ferramenta didática que, gradativa e sensivelmente, auxilia no desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas dos falantes, formando-os, mediante ação-reflexão-ação de contextos reais de interação,  para a  responsividade e para a criticidade diante dos eventos sociais de sua vivencia, conferindo-lhes mais autônoma  nas diversas esferas de circulação da sociedade.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA