Banca de DEFESA: DENILSON CHAGAS DA CRUZ DE CASTRO

DISCENTE : DENILSON CHAGAS DA CRUZ DE CASTRO
DATA : 19/04/2024
LOCAL: Webconferencia - Google meet

ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs): AS VOZES SOCIAIS TRAZIDAS PELO GÊNERO CRÔNICA LITERÁRIA

Atividades Didáticas Integradas; Ensino; Gêneros Discursivos; Dialogismo; Língua Portuguesa.

Esta pesquisa surgiu a partir de uma necessidade de intervenção nas práticas pedagógicas encrustadas em certas escolas, que visam a disseminação de um modelo de ensino que parte do princípio de que o aluno deve ser um mero expectador e que não deve discordar com aquilo que é ensinado. Nesse sentido, o presente trabalho visa contribuir para os estudos e ensino da língua portuguesa. Para isso foram organizadas atividades por meio de gêneros discursivos orais e escritos que contribuem para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos pautadas na proposta das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), que, por sua vez, se fundamentam na oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística criada por Moura (2017). Tais atividades foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), e em estudos de pesquisadores como Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008, 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), entre outros, que fazem o estudo do ensino da língua levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, em que se procura interpretar, compreender o objeto a ser estudado, uma forma de refletir sobre as atividades de ensino de língua portuguesa com base nas ADIs e como esse processo é recebido pelos alunos e professor. Assim, além de pesquisador, coloca-se também na perspectiva de professor. A descrição e análise dos dados ocorrem a partir da elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção realizado com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente, em Alenquer- Pará. Para isso, utiliza-se o diário de campo, gravações para registrar as ações, falas e situações ocorridas. A pesquisa aponta, a partir dos dados e resultados coletados, que a proposta das ADIs por meio dos gêneros discursivos proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de agente de letramento, o que conduz à formação de sujeitos responsivos.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS