Banca de DEFESA: PEDRO GERALDO DE SOUSA FILHO

DATA : 16/05/2024
LOCAL: Ufopa - Unidade London

A ESCOLA NO COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Sociolinguística. Preconceito Linguístico. Escola. Rodas de Conversa. Inclusão.

A dissertação ora apresentada tem por objetivo investigar a presença do preconceito linguístico no contexto escolar, e, por meio de ações interventivas, propiciar aos alunos reflexão sobre a temática. Buscou-se compreender como essas formas de discriminação se manifestam e interagem nos contextos educacionais e estratégias para combatê-las. Utilizou-se metodologia exploratória-descritiva e participativa, com revisão de literatura sobre o tema. O local da execução do pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira/PA, funcionando sob regime militar, no ano letivo de 2023. A intervenção foi feita por meio de aplicação de dois questionários de igual teor aos alunos, sendo um formulário aplicado antes do projeto de intervenção, outro após, com intuito de percebermos a evolução do entendimento sobre a manifestação do preconceito linguístico dos atores envolvidos na pesquisa. O momento ímpar da pesquisa foi a realização de Rodas de Conversa, ocasião que discutimos leituras voltadas ao tema, ouvimos relatos emocionante e preocupante quanto as abordagens a maneira de se expressar do outro, sobretudo no ambiente educacional. Os resultados indicaram a presença de preconceito linguístico na escola, notado pelos alunos em relação à fala dos colegas. O trabalho de intervenção auxiliou os discentes à compreensão do fenômeno preconceito linguístico, e à reflexão crítica com maior sensibilização à inclusão, reflexo das atividades realizadas no decorrer da pesquisa. Este trabalho frisa a importância da diversidade de vozes na educação e sugere investigações futuras para doutorado.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA